Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo do Funchal diz que ecologia humana e ambiental "está gravemente ameaçada"

01 set, 2017 - 12:38 • Agência Ecclesia

Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação lembra que o futuro do planeta “depende de todos” e não apenas das “grandes instituições”.

A+ / A-

O bispo do Funchal, D. António Carrilho, afirmou, esta sexta-feira, que a ecologia humana e ambiental está “gravemente ameaçada” num mundo ferido “pela violência, pelo medo e desamor”.

“Os últimos desastres ecológicos, catástrofes naturais, incêndios devastadores e ataques terroristas, põem em causa o equilíbrio e a harmonia da família humana e da criação”, escreve D. António Carrilho na sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

Segundo D. António Carrilho, para além das perdas de vidas humanas e de animais verifica-se também uma “devastação de grandes zonas de cultivo agrícola e florestal”.

Na mensagem intitulada "Celebrar a bondade de Deus, a beleza do Criador", o prelado alerta que com o aquecimento global surgem “surpreendentes” mudanças climatéricas que “ameaçam gravemente a saúde e a permanência dos homens e das mulheres sobre a terra”.

D. António Carrilho considera que perante as calamidades enumeradas tornam-se urgentes os “desafios” de proteger a casa comum para que exista “um desenvolvimento sustentável e integral”.

“Que este mundo tão belo, criado por Deus, se torne num jardim de fraternidade, de respeito mútuo, de liberdade e amor, como descreve a Bíblia a propósito da criação do mundo”, observa.

O bispo do Funchal destaca que o futuro do planeta “depende de todos” e não apenas das “grandes instituições” políticas, económicas, internacionais e mundiais.

Neste contexto, realça que no âmbito familiar e educativo existem muitas iniciativas com as crianças e os jovens que “apontam para compromissos ecológicos”.

“Não podemos esquecer também a ecologia humana, o valor da vida e a sua imensa dignidade, em todas as etapas do seu desenvolvimento”, acrescenta D. António, na mensagem divulgada no "site" da Diocese do Funchal.

D. António Carrilho realça o caráter ecuménico do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação que é comemorado em “comunhão com a Igreja Ortodoxa e outras Igrejas e Comunidades cristãs” e convida a celebrar “a bondade de Deus” em todas as criaturas, “a respeitar e a guardar com carinho a beleza do Criador”.

Hoje, a Santa Sé publicou uma mensagem conjunta do Papa Francisco e do patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, dedicada ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado pela Criação foi instituído por Francisco em 2015, como apelo à união dos cristãos e de toda a humanidade face à crise ecológica mundial.

A data de 1 de setembro foi escolhida para coincidir com a comemoração que já era feita pela Igreja Ortodoxa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+