Tempo
|
A+ / A-

Catalunha. CIA avisou em Maio para possível ataque nas Ramblas

31 ago, 2017 - 09:29

Dois atentados, em Barcelona e Cambrils, fizeram 16 mortos, entre os quais duas portuguesas, e 125 feridos.

A+ / A-

A polícia da Catalunha recebeu a 25 de Maio um alerta da CIA, a agência norte-americana de serviços secretos, para um possível atentado no Verão levado a cabo pelo autodenominado Estado Islâmico "contra locais turísticos em Barcelona, especificamente nas Ramblas".

O texto do aviso é publicado, esta quinta-feira, pelo jornal “El País”, que cita fontes do departamento antiterrorista espanhol.

Esta notícia tinha sido avançada na altura, mas foi desmentida por várias autoridades locais espanholas.

Espanha foi alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 16 mortos e 135 feridos. A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona incluiu duas portuguesas, uma de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, dia 17 de Agosto, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas. Na madrugada de sexta-feira, dia 18, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Esta célula era constituída por 12 homens, oito dos quais foram abatidos e quatro detidos após os ataques. Dos quatro detidos, dois foram libertados condicionalmente e outros dois estão detidos sem fiança.

Esta semana, o jornal “La Razon” revelou que a célula dos atentados na Catalunha estava a planear levar a cabo vários ataques idênticos ao que aconteceu na Arena de Manchester, no Reino Unido, que fez 22 mortos e 59 feridos. Os alvos seriam grandes concentrações de pessoas, que seriam atacadas com mochilas-bomba.

No final da passada semana, o Estado Islâmico voltou a ameaçar Espanha. Num vídeo divulgado pelo jornal "El País", o grupo terrorista celebrou os últimos ataques na Catalunha e glorifica o autor, Younes Abouyaaqoub.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Judite Gonçalves
    31 ago, 2017 Barreiro 14:25
    È triste, muito triste que a malta descambe nos comentários que faz. Não importa se a CIA emite avisos ou não, penso que o que importa aqui são os atentados e o número de mortes que causam. Não interessa quem morre, se são portugueses ou franceses, são vidas que se perde, muitas delas cedo de mais, são vidas inocentes, que nada fizeram para terminar assim. Não sabia que o facto de uma lidere da oposição a Maduro ter em sua posse dinheiro ilegal, tenha algo a ver com estes atentados, ou justifique a atuação de Maduro na Venezuela. Aliás, se as pessoas gostam tanto do regime podem ir andando para lá. Não quero dizer com isto que a corrupção não seja condenada, claro que tem que ser, mas o terrorismo, os regimes ditatoriais, que semeiam a morte e o medo, não têm qualificação. O que é mau é mau e não pode ser justificado por outro facto mau. Antes pelo contrário o mau deve ser condenado e deve haver um apelo a que a malta faça o bem. O importante é lançar à terra sementes de generosidade, de justiça e de paz. Apesar de toda a dor que nos atormenta, pelas perdas e pelo medo.
  • kali
    31 ago, 2017 lisboa 14:01
    Anulação do ataque não conseguida.Em Portugal tb apesar de uma certeza previsível não conseguem impedir o terrorismo rural incendiário que representa 99,999999% dos incêndios.Logo mais ataques surgirão.
  • Alberto
    31 ago, 2017 Funchal 13:56
    Já parece Portugal!
  • Marco Visan
    31 ago, 2017 Lisboa 12:27
    É estranho como a Renascença não noticia o grande escândalo que abalou uma das candidatas oposicionistas venezuelanas, ao serem encontradas caixas com dinheiro acabado de imprimir (200 milhões de bolívares). Lilian Tintori desculpou-se, dizendo que o dinheiro era para pagar a conta do hospital da sua avózinha que tinha 100 anos. Mas eu percebo... Se a notícia incriminasse Maduro, já cá estava na primeira página do vosso jornal. Como incrimina a oposição, faz de conta que a notícia não existe. Assim se vê a comunicação social neste país. Para quem serve? Quem a paga?
  • Seropositivo
    31 ago, 2017 Lisboa 11:25
    A CIA avisou em Maio, entre quantos falsos positivos ? De que serve gritar lobo quando se está sempre a gritar lobo ? Foi um aviso isolado e sério ou foi mais um aviso entre tantos outros ? Quantos avisos diferentes foram feitos pela CIA ? E mais importante: Este tipo de notícias servem para nos massajar a opinião em prol da CIA enquanto autoridade benigna ? Ainda hje continuam a espiar todos os cidadãos do mundo sem qualquer tipo de discriminação. Eles matam com base nesses metadados sem direito a julgamento. Quanto tempo até determinarem que aquilo que o português comum faz no seu dia-a-dia é um crime digno de morte sem direito a julgamento ?

Destaques V+