Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Cavaco regressa à arena política para alertar para o regresso da “censura”

30 ago, 2017 - 12:12

Ex-Presidente da República critica “verborreia frenética” dos políticos europeus, com excepção de Macron, e afirma que os média estão contra a direita.

A+ / A-

O ex-Presidente da República Cavaco Silva criticou esta quarta-feira a "verborreia frenética" da maioria dos políticos europeus, elogiando a excepção de Emmanuel Macron, e pediu aos jovens "força e coragem para combaterem o regresso da censura".

Cavaco dedicou uma parte da sua intervenção de 50 minutos a elogiar a estratégia comunicacional do actual chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, dizendo ver semelhanças com a que adoptou quando exerceu cargos de poder e que passa por recusar qualquer "promiscuidade com jornalistas".

"Em França, não passa pela cabeça de ninguém que Macron telefone a um jornalista para lhe passar uma notícia ou uma informação", afirmou.

Cavaco destacou que Macron entende que "a palavra presidencial deve ser escassa", uma estratégia que "contrasta com a verborreia frenética da maioria dos políticos europeus dos nossos dias, ainda que não digam nada de relevante".

"Eu continuo a pensar que a independência em relação aos jornalistas é um princípio básico. A atitude que melhor serve o interesse do país e também o interesse pessoal dos políticos é o respeito pelos profissionais de comunicação social, mas mantendo distanciamento e não negociando o que publicam ou deixam de publicar", defendeu.

O tema da censura foi introduzido por Cavaco Silva na parte final da sua intervenção na Universidade de Verão do PSD e quando falava das eleições autárquicas que se realizam a 1 de Outubro, onde pediu inspiração para os candidatos do PSD.

"Apesar das coisas estranhas que têm acontecido no nosso país, apesar de vozes credíveis afirmarem que censura está de volta, estou convencido que portugueses ainda valorizam a verdade, a honestidade, a competência, o trabalho sério, a dedicação a servirem as populações", disse.

O ex-Presidente e antigo primeiro-ministro terminou a sua “aula” com um apelo directo aos jovens participantes nesta iniciativa para não lhes falte "a força e a coragem para combaterem o regresso da censura", sem explicitar a que se referia e aconselhando-os a ler um artigo que Maria João Avillez escreveu na segunda-feira no Observador.

Nesse artigo, a jornalista defende, entre outras ideias, que "desde 1974 que a media ignora, despreza ou suporta mal a ideia de direita ou mesmo de centro-direita, troçando ou destruindo os seus líderes e ajudando a acabar com eles, mesmo que o voto os legitime".

Os socialistas que perderam o "pio"

Cavaco Silva defendeu que, na zona euro, "a realidade acaba sempre por derrotar a ideologia" e os que, nos governos, querem realizar a "revolução socialista" "acabam por perder o pio ou fingem que piam".

O ex-líder do PSD afirmou que hoje "é corrente apresentarem-se três casos" de países onde a realidade tirou o tapete à ideologia, enumerando França e Grécia mas sem se referir explicitamente ao caso de Portugal.

"Os governos dos países da zona euro, ao chegarem ao poder, podem começar com alguns devaneios revolucionários mas acabam por perceber que a realidade tem uma tal força que, ou através do aumento de impostos indiretos que anestesiam os cidadãos, cortes nas despesas públicas de investimento, medidas pontuais extraordinárias e cativações das despesas correntes e consequente deterioração serviços públicos ou contabilidade criativa, acabam sempre por conformar-se com as regras europeias de disciplina orçamental", afirmou.

Para o ex-chefe de Estado, esta projecção da realidade "tem uma tal força contra a retórica dos que, no governo, querem realizar a revolução socialista, que eles acabam por perder o pio ou fingem apenas que piam, mas são pios que não têm qualquer realidade e reflectem meras jogadas partidárias".

"Aqueles que ainda piam, fingem que piam mas não atribuam a esses pios qualquer credibilidade porque não são mais do que jogadas partidárias", defendeu.

Cavaco foi recebido pelo presidente do PSD, que se deslocou a Castelo de Vide de propósito para assistir à aula do ex-Presidente. À chegada à Universidade de Verão do PSD, Cavaco Silva disse que veio directamente de Albufeira, tendo-se levantado às 6h00 para marcar presença nesta iniciativa de formação de jovens quadros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Magalhães
    31 ago, 2017 Massamá 17:10
    No que se refere à promiscuidade com a maior parte dos jornalistas, tem toda a razão...
  • rumalte
    30 ago, 2017 famalicao 18:44
    RESSURREIÇÃO.-----Que mais nos ade acontecer!!estamos no fim do mundo, os mortos ,murridos, querem ressuscitar, sare que estamos a ver algum filme de dracula?. Cruzes santo nome de jesus, quando vejo esta personagem ate me assusto.
  • O pior
    30 ago, 2017 Lis 18:24
    Dos piores políticos e pr que tivemos! Mas ele e os seus seguidores estão convencidos da mente brilhante que atrasou decadas o país, juntamente com o seu afilhadissimo e farsola Passos!
  • fanã
    30 ago, 2017 aveiro 17:37
    "Alerta para o regresso da censura"......... é o que afirma mas desejaria o contrário como no tempo da velha Sra. !.. Hipócrita personagem !
  • João Lopes
    30 ago, 2017 Viseu 15:28
    Excelente e oportuna intervenção do ex-Presidente da República, Cavaco Silva. Será que ele ainda vai ser candidato a Presidente da República nas próximas eleições e destituir Marcelo? Era uma grande jogada política! Mais do que sorrisos, Portugal necessita de gente honesta, corajosa, inteligente e trabalhadora na Presidência da República, no Governo, nos Tribunais, na Função Pública e Privada, nas Câmaras Municipais, em todo o lado!
  • emigrante
    30 ago, 2017 Londres 15:24
    Eu que nunca votei no homem como candidato a primeiro ministro, tenho que concordar com ele . Portugal é um país de INVEJA que a esquerda sabe usar em proveito próprio assim como os jornalistas.
  • Jorge
    30 ago, 2017 Seixal 15:24
    A múmia ressuscitou das catacumbas do PSD e foi piar para Castelo de Vide. O pafioso mor até fio de propósito juntar-se ao resto do grupelho para ouvir o lindo pio do padrinho.
  • DR XICO
    30 ago, 2017 LISBOA 15:12
    OLHEM O CANTIFLAS VOLTOU!!! Temos comédia de borla, ele aparece com cada cromo lá no velho partido PPD ou era PSD?
  • Antonio
    30 ago, 2017 Vale de Cambra 14:26
    coisinha tão miseràvel.
  • No país da diversão
    30 ago, 2017 Lisboa 13:53
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Eu já tenho dito que existe censura na comunicação social, uma censura vergonhosa e assustadora. E em simultâneo existe muita diversão para anestesiar o povo. Mas nisto o povo tem muita culpa pois ainda gosta!

Destaques V+