Tempo
|
A+ / A-

Autárquicas. Fernando Medina quer limites ao alojamento local e melhores transportes

30 ago, 2017 - 11:30

São 25 as medidas propostas por Fernando Medina, actual presidente da Câmara, para implementar até 2021.

A+ / A-

O candidato do PS à Câmara de Lisboa apresentou o seu programa esta quarta-feira, com medidas como a criação de limites ao alojamento local e a melhoria dos transportes públicos. O seu objectivo é estar "à altura das necessidades do futuro".

Na sede da campanha, em Lisboa, Fernando Medina disse que o programa de Governo da cidade da candidatura "Lisboa Precisa de Todos" resulta de um "amplo debate público com a sociedade civil e do contributo de muitas centenas de milhares de cidadãos".

Em causa estão 25 medidas para implementar até 2021, uma das quais implica a alteração do Regime do Alojamento Local, "para que o município tenha o poder de autorizar o acesso ao alojamento local em zonas determinadas", nomeadamente bairros históricos.

"A Câmara não tem qualquer poder sobre assunto", sublinhou o candidato, falando na fixação de uma quota, que seria determinada pela autarquia, para assegurar "equilíbrio com o alojamento permanente".

Outra pretensão é assegurar, junto do Governo, o investimento no transporte público, com a modernização da linha ferroviária de Cascais (que passaria a ser enterrada entre Belém e Alcântara) e com a criação de faixas BUS na A5 e nas principais vias de acesso a Lisboa.

Fernando Medina é presidente da Câmara de Lisboa desde 6 de Abril de 2015, data em que substituiu nestas funções o actual primeiro-ministro e líder socialista, António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Guilherme
    30 ago, 2017 Lisboa 17:16
    E verdade que a praça muitos bonitas e Avenidas essas estao a vista e enche o olho.....mas as ruas dos bairros? os passeios com buracos.Sai do gabinete e venha para o terreno, mas tragam as TVS.
  • Cidadao
    30 ago, 2017 Lisboa 14:10
    Não voto em fundamentalistas anti-automovel que dizem ter "embelezado" a cidade, mas causaram apenas um pandemónio no transito - quem não vive na cidade e tem de vir cá todos os dias para trabalhar, sabe do que falo. E antes de virem com a balela dos "transportes públicos", experimentem ficar uma hora à espera dum transporte hiper lotado, em dias de chuva e com horários a cumprir.
  • PT
    30 ago, 2017 PT 13:07
    A câmara deve ter controlo sobre a quota em determinadas zonas da cidade, mas os condóminos não têm poder sobre o prédio em que habitam...
  • maria
    30 ago, 2017 lisboa 12:32
    quantas mesquitas vais mandar construir e a quem vais roubar os terrenos isso e que devias explicar
  • Carlos Cesar
    30 ago, 2017 Lisboa 12:29
    Oh Fernando e então as outras medidas, de fomento de emprego às familias e familiares, as parcerias economicas no urbanismo e mobilidade, que tanto ajudam a vereação , e o aumento da taxa de proteção civil, pois agora há muitos boys a precisar de ganhar a vida! Oh rapazinho, passe lá por S. Bento para trocar umas ideias.
  • BOY XUXALISTA
    30 ago, 2017 Lx 12:00
    Depois de deixar que fosse colonizada Lisboa por alojamentos locais vem agora fazer marcha atrás...ora, uma no cravo outra na ferradura deste socialista de trazer por casa. Pela minha parte não levará o meu voto.Este kamarada socilista tem infernizado a vida dos tugas que estão em Lisboa. Qualquer dia temos que ir viver para o Entroncamento pois não existe qualquer estratégia quanto à ocupação dos solos em Lisboa.É um fartar vilanagem...E já agora porque é que quando chove( pouco) existem inundações kamarada socialista manipulador? Chega de mais de 10 anos de alegada gestão da Câmara de Lisboa pelos socialistas...Eles nem a sede deles gerem quanto amis a cidade. Fora com este boy...

Destaques V+