Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo condena lançamento de míssil pela Coreia do Norte

29 ago, 2017 - 12:31

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se de emergência em Nova Iorque, na sequência do lançamento de um míssil da Coreia do Norte.

A+ / A-
Míssil da Coreia do Norte sobrevoa Japão
Míssil da Coreia do Norte sobrevoa Japão

O Presidente da República condenou, na Lituânia, o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, afirmando tratar-se de uma violação do direito internacional e de deliberações das Nações Unidas.

"Não posso deixar de condenar energicamente actuações que se traduzam em violações do direito internacional e contra deliberações das Nações Unidas", disse Marcelo Rebelo de Sousa após um encontro com a sua homóloga lituana, Dalia Grybauskaité.

O chefe de Estado português lembrou que "não é a primeira vez que isso [lançamento de mísseis] acontece da parte da República da Coreia do Norte”.

“Que fique claro que Portugal não pode deixar de condenar energicamente esse tipo de actuações", afirmou.

Marcelo falava ao lado da Presidente da Lituânia, após um encontro a sós dos dois chefes de Estado, no Clube dos Oficiais de Kaunas.

O Presidente da República visita, esta terça-feira, os 140 militares portugueses em missão na Lituânia, numa deslocação de menos de 24 horas e durante a qual manteve um encontro com a sua homóloga lituana, disse à agência Lusa fonte de Belém.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se esta tarde de emergência em Nova Iorque a pedido de Tóquio e de Washington, na sequência do lançamento de um míssil da Coreia do Norte, anunciaram diplomatas.

A reunião do Conselho de Segurança da ONU foi convocada depois de o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terem acordado, ao telefone, “aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte”.

Nas suas declarações, Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que Portugal partilha com a Lituânia, relativamente à União Europeia e à NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, NATO na sigla em inglês) “os mesmos pontos de vista”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Horacio
    29 ago, 2017 Lisboa 15:07
    Este teste veio mais um vez provar que as ameaças de Trump são apenas isto ameaças. Agora os adultos devem de começar a negociar a sério sem as estupidezes que o topete laranja esboça. Entre um menino que acabou de tomar o poder e quer se manter nele a todo custo e um nazista racista maluco não sem que é pior ou mais perigoso.
  • rosinda
    29 ago, 2017 palmela 14:54
    Senhor paulino aqui esta outra contradicao da comunicacao social! O presidente da republica condena lancamento missil pela coreia sul porque razao se dao ao trabalho de escrever aqui uma coisa que eu tambem condeno! Quando toca a pagar contas no multibanco a comunicacao social acha que o presidente e um cidadao normal que tem o direito de fazer a vida a vontade dele"entao se o presidente da republica e um cidadao normal o que me interessa a mim que ele condene uma coisa que eu tambem condeno!
  • alberto
    29 ago, 2017 c 14:37
    A PRESIDENTA que ao dele estava também disse: CUIDADO!!! : os mísseis russos podem atingir Lisboa!!! E vai daí o nosso PRESIDENTE não se fez rogado e disse : " ...que fique bem claro que Portugal...blablabla...". Chama-se a isto a " vontade de comer com a fome" ou será ao contrário?
  • Jose Carlos Ferreira
    29 ago, 2017 Lisboa 14:31
    Tem toda a razão snr. PAulo Smith. Velhos do Restelo como o Snr. Santos é tudo o que Portugal dispensa. Vivo 35 anos no Canadá, regressei ao meu país e tenho muito orgulho de ser português e admiro as qualidades do nosso Presidente. A função de um presidente é estar ao lado dos seus, visitar os desfavorecidos, incentivar os empresários, dar alento aos que por qualquer motivo tiveram indefilidade nas suas vidas. É essa a função de um Presidente, qualidade que o anterior Presidente não teve e por isso terminou o seu mandato sem glória e os portugueses já o esqueceram.
  • Alberto
    29 ago, 2017 FUNCHAL 13:31
    Não me digam que não vai à Coreia tirar uma selfie??!!
  • Paulo Smith
    29 ago, 2017 New york 13:30
    MENSAGEM PARA O SR. SANTOS: O seu comentário reflete o estado em que Portugal se tornou... Você em vez de se preocupar com uma eventual guerra nuclear, preocupa-se com as viagens do Presidente de Portugal... Tenho origens Portuguesas e sinto orgulho nelas, mas tenho vergonha de Portugueses como o senhor...
  • santos
    29 ago, 2017 leiria 13:02
    passear e com ele, o homem não para um segundo em Belem, as cadeiras devem de estar cheias de bolor

Destaques V+