Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU reúne-se de emergência após míssil da Coreia do Norte

29 ago, 2017 - 07:04

Pyongyang disparou um míssil balístico que sobrevoou a região Norte do Japão. O alerta foi accionado para que a população procurasse abrigo.

A+ / A-
Coreia do Norte lança míssil que sobrevoa o Japão
Coreia do Norte lança míssil que sobrevoa o Japão

Veja também:


O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar esta tarde uma reunião de emergência em Nova Iorque a pedido de Tóquio e de Washington, na sequência do lançamento de um míssil da Coreia do Norte.

A convocatória da reunião do Conselho de Segurança da ONU - agendada para esta tarde, de acordo com diplomatas citados pela agência de notícias francesa AFP - tem lugar depois de o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terem acordado, ao telefone, "aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte".

Na conversa telefónica, que durou cerca de 40 minutos, os dois líderes analisaram o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte que, pela primeira vez desde 2009, sobrevoou o arquipélago japonês antes de cair a leste da ilha de Hokkaido em águas do Pacífico.

O míssil disparado pelas 6h30 (23h00 de segunda-feira em Lisboa), a partir das proximidades de Pyongyang, caiu a cerca de 1.180 quilómetros do Cabo de Erimo, na ilha de Hokkaido, após percorrer mais de 2.700 quilómetros e alcançar o seu 'pico' a aproximadamente 550 quilómetros de altura antes de cair no mar, de acordo com informações do Executivo japonês.

Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA
Trump: Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se ameaçar EUA

No sábado, o regime de Pyongyang, liderado por Kim Jong-un, tinha disparado três mísseis de curto alcance, mas o teste não terá sido bem-sucedido.

A Coreia do Norte tem realizado testes com mísseis, mas normalmente sem sobrevoar território japonês.

Devido à escalada de tensão na Península Coreana, o Japão tem realizado exercícios com a população para o caso de um ataque e instalou baterias anti-míssil em vários pontos do país, nomeadamente em Tóquio.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, avisou este mês que a Coreia do Norte enfrentará "fogo e fúria como o mundo nunca viu" se voltar a fazer ameaças aos aliados de Washington.

Kim Jong-un respondeu com a possibilidade de ataque à ilha de Guam, um território americano no Pacífico.

O que significa o novo míssil lançado pela Coreia do Norte?
O que significa o novo míssil lançado pela Coreia do Norte?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    29 ago, 2017 LISBOA 17:21
    A ONU resolve alguma coisa? De boas intenções está o Inferno cheio... e este planeta transformou-se num Inferno...
  • Luis Gomes
    29 ago, 2017 Caldas da Rainha 08:44
    Preparem-se! Está para breve...

Destaques V+