Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onze cidades europeias podem proibir carros a gasóleo

28 ago, 2017 - 10:37

Modelos mais poluentes e anteriores a 2014 vão ter de ser trocados ou modificados.

A+ / A-

Entre 2006 e 2014 foram vendidos em Portugal 1,4 milhões de carros a diesel que já não cumprem as normas de emissões. Estes veículos podem ser proibidos de circular em 11 cidades europeias se não forem trocados ou reparados.

Até 2020, apenas será permitida a circulação dos modelos pós-2014 em cidades como Madrid, Atenas e Paris, segundo o “Diário de Notícias”.

Após o escândalo das emissões que afectou várias marcas, as vendas de carros com motor a gasóleo estão a cair. Quase um terço (29%) dos alemães, por exemplo, está a pensar trocar o seu diesel.

No país de Angela Merkel, mais de três quartos (77%) dos donos dos stands já tiveram de baixar o preço dos automóveis. Os dados foram conhecidos depois de a ministra do Ambiente ter dito que as reparações propostas para os carros a gasóleo pelas marcas alemãs poderão ser insuficientes para cumprir os limites de emissões de óxido de azoto.

Em Portugal, a compra de carros a gasóleo também tem vindo a baixar lentamente, mas ainda é um dos países europeus com a maior percentagem de veículos a diesel.

“Os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores é que pensam assim. Vamos ter carros a combustão durante muito tempo. As marcas estão a fazer motores cada vez mais pequenos e limpos. Daqui a cinco anos, um carro a gasóleo valerá mais do que um carro a gasolina”, explicou ao "Diário de Notícias" o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Crespo
    29 ago, 2017 Lisboa 00:09
    as empresas de automoveis agradecem muito esta medidas "necessarias'enquadramento irreal para criar necessidades
  • couto machado
    28 ago, 2017 porto 19:50
    desde que não seja na cidade do Porto, porreiro.
  • Joaquim Justo
    28 ago, 2017 Montreal 15:36
    O presidente do ACP deve ter ceretamente um carro disel para dizer esta barbaridade. O diesel sera naturalmente sempre mais pulente que a gasolina.

Destaques V+