Tempo
|
A+ / A-

"Guerra das Estrelas". A força chegou aos selos em Portugal

25 ago, 2017 - 16:22

​Série filatélica celebra 40 anos da saga cinematográfica. Nos selos estão representadas algumas das personagens desta saga, iniciada em 1977, nomeadamente a Princesa Leia, Luke Skywalker, Han Solo, Chewbacca, Darth Vader e o Mestre Yoda.

A+ / A-

Os CTT - Correios de Portugal anunciaram que entra esta sexta-feira em circular uma emissão filatélica celebrativa dos 40 anos da saga cinematográfica "A Guerra das Estrelas", idealizada por George Lucas.

"Esta emissão resulta de uma parceria entre os CTT Correios de Portugal e a The Walt Disney Company Portugal e é a primeira vez que selos portugueses, cujas emissões estão entre as mais premiadas do mundo, abordam o imaginário de Hollywood", afirmam os CTT em comunicado.

Nos selos estão representadas algumas das personagens desta saga, iniciada em 1977, nomeadamente a Princesa Leia, Luke Skywalker, Han Solo, Chewbacca, Darth Vader e o Mestre Yoda.

A saga "Guerra das Estrelas" "relata histórias de aventuras míticas e inspiradoras numa galáxia muito, muito distante... A excelência criativa e a inovação são a essência de Star Wars e ajudaram a transformar a saga num fenómeno de cultura popular, contando com uma legião de fãs multigeracional", referem os CTT.

A emissão começa a circular em Portugal meses antes da prevista estreia, em Dezembro, de um novo filme "Star Wars: Os Últimos Jedi", de Rian Johnson.

A apresentação oficial da série filatélica está prevista para o próximo dia 18 de Setembro, pelas 11h00, na Loja CTT dos Restauradores, em Lisboa.

A emissão filatélica dos CTT é composta por duas peças com o mesmo tema, "uma emissão em versão gomada (os selos tradicionais) e uma segunda em versão de selos auto-adesivos".

Segundo informação disponibilizada pelos CTT, a primeira destas peças é composta por seis selos e um bloco filatélico com três selos - dois selos com o valor facial de 0,50 euros, dois selos com o valor facial de 0,80 euros e dois selos com o valor facial de 0,85 euros. Todos os valores filatélicos têm uma tiragem de 130 mil exemplares cada.

O bloco com três selos tem o valor de 1,50 euros e, por seu turno, uma tiragem de 60 mil exemplares.

A emissão de auto-adesivos tem dois selos para circulação até 20 gramas, dois para envio na Europa até 20 gramas e dois selos para o resto do mundo também até 20 gramas, todos com uma tiragem de 30.000 exemplares cada.

"Os CTT acreditam que esta emissão passará a fazer parte da mística coleccionista associada a Star Wars", lê-se no mesmo comunicado.

O 'design' dos selos é de Francisco Galamba. As obliterações de primeiro dia estão a ser feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Município no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+