Tempo
|
A+ / A-

ONU

20 milhões em risco de fome no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria

25 ago, 2017 - 09:14

"Quatro países à beira de fome ao mesmo tempo? Nunca se ouviu falar. Enfrentamos a maior crise humanitária em 70 anos", alertam as Nações Unidas.

A+ / A-

O director do Programa Alimentar Mundial alerta para o que considera ser a maior crise humanitária em 70 anos, com mais de 20 milhões de pessoas no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria em risco de fome.

“Uma fome é uma situação rara. Quatro países à beira de fome ao mesmo tempo? Nunca se ouviu falar. Enfrentamos a maior crise humanitária em 70 anos, com 20 milhões de pessoas perto de morrer à fome em quatro países”, disse David Beasley em entrevista à agência Lusa.

O americano, que foi nomeado para o cargo pelo secretário-geral, António Guterres, em Março deste ano, diz que a situação mais grave acontece no Iémen, onde perto de sete milhões de pessoas são incapazes de sobreviver sem algum tipo de ajuda alimentar.

“O país está à beira de colapso total. A má nutrição entre as crianças está a níveis altíssimos, impedindo uma geração inteira de alcançar todo o seu potencial. O sistema financeiro está em ruínas e grandes áreas do sector público, incluindo milhares de funcionários de saúde, não recebem os seus salários há quase 10 meses”, explica.

Além da fome, o responsável diz que um surto de cólera tem atravessado o país, infectado milhares de pessoas e causando a morte de outras centenas.

“O surto está quase fora do controlo, com o sistema de saúde praticamente sem funcionar e o sistema imunitário de muitas pessoas enfraquecido devido a malnutrição desenfreada. Estive no Iémen no mês passado e vi crianças nos hospitais praticamente sem forças para respirar. A escala da tragédia é imensa e de partir o coração”, explica.

Além do Iémen, milhões de pessoas estão em risco de fome na Somália, no Sudão do Sul e na Nigéria. Beasley diz que a situação nestes países “infelizmente deve-se a conflitos provocados pelo homem."

“Em cada um destes países, facções em guerra têm posto a sua agenda à frente das pessoas. Guerra e violência devastam as vidas de milhões de pessoas, criando emergências de fome e doença a larga escala. Estes conflitos também dificultam o nosso acesso às pessoas que mais precisam, que estão frequentemente em áreas fora do nosso alcance”, diz o responsável.

O político, que serviu como governador da Carolina do Sul pelo partido Republicano, diz que “até líderes de todo o mundo colocarem mais pressão sobre estes países para acabar com estes conflitos, a miséria e sofrimento humano vão continuar” e que a comunidade internacional “não terá qualquer hipótese de atingir o seu objectivo principal: zero fome até 2030.”

“A minha mensagem é simples: não podemos simplesmente deixar pessoas morrer de fome no mundo de hoje. Juntos temos de agir para salvar vidas agora. Todos podem apoiar a luta contra a fome hoje, indo até ao site e fazendo uma doação que salva vidas”, conclui David Beasley.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sidnei
    28 ago, 2017 recife 16:59
    olá ,concordo com seu comentário sr; Cassiano Figueira mais em relação aos da senhora Fanã e Carla acho quer ambas tem que procurar conhecer melhor os fatos antes de tecerem comentários a respeito,mas que absurdo.
  • Cassiano Figueira
    27 ago, 2017 19:28
    Esmolas, sempre esmolas aos mais pobres e desafortunados! Vamos repartir a riqueza que está concentrada em meia dúzia por todos! Implementar o RBI Rendimento Básico Incondicional
  • fanã
    25 ago, 2017 aveiro 17:28
    Os dirigentes desses Países também estão a morrer de fome ????.........Em vez de dar peixe a essas populações , deve-se dar-lhes canas de pesca e ensina-los a pescar !....ou nunca sairão da cepa torta !..e não será com milhões de €, que se salvam estes desgraçados !
  • Carla
    25 ago, 2017 Lisboa 09:47
    Se só se alimentar sem haver controle de nascimentos, para o próximo ano não se terá só estes milhões com fome, deverão ser o dobro.

Destaques V+