Tempo
|
A+ / A-

Calor. “Tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais"

04 ago, 2017 - 09:41

Perante as previsões de temperaturas altas no fim-de-semana e depois de mais de 128 mil hectares já terem ardido este ano em Portugal, há cuidados que convém lembrar.

A+ / A-

Veja também:


As altas temperaturas previstas para os próximos dias criam “condições que podem ser favoráveis à propagação e desenvolvimento de incêndios florestais”. Patrícia Gaspar, adjunta do comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil, lembra por isso os comportamentos proibidos nesta altura.

  • É proibida a realização de queimada de fogueiras, seja para recreio ou para lazer ou mesmo para a confecção de alimentos.
  • Não é permitido lançar balões, fumar, fazer lume.
  • É proibida a utilização de equipamentos de queima e combustão que sejam destinados a esta confecção – portanto, nada que possa recorrer ao uso do fogo.
  • Não é permitido queimar matos, sejam cortados sejam amontoados nem os sobrantes das explorações agrícolas.

“Ou seja, tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais”, sublinha a responsável.

Patrícia Gaspar apela à adaptação dos comportamentos às condições existentes e insiste que “é preciso ter consciência que qualquer distracção, qualquer descuido pode, nestas condições meteorológicas, desencadear aquilo que poderá ser uma grande ocorrência de incêndio florestal”.

Em entrevista à Renascença, a adjunta do comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil diz ainda que foram colocados “grupos de reforço em zonas de maior risco”, uma decisão que voltará a ser avaliada durante a manhã, “após o briefing que fazemos todos os dias com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera”.

“Vamos aferir de forma mais assertiva aquilo que serão as próximas horas e repensar aquilo que será a estratégia para o próximo fim-de-semana”, indica.

Mais de 30 concelhos de sete distritos de Portugal continental estão esta sexta-feira em risco 'máximo' de incêndio.

Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Leiria e Santarém são os distritos afectados, de acordo com o IPMA, que colocou ainda vários concelhos em risco 'elevado' e 'muito elevado'.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

Desde Janeiro, a floresta portuguesa perdeu mais de 28 mil hectares para o fogo – a maior área da última década no mesmo período e quase cinco vezes mais do que a média anual dos últimos dez anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • juzze do vale
    04 ago, 2017 Porto 11:00
    O SEPNA e o Municipio ignoram a lei no concelho de Vila Real...só dão conselhos...mas não obrigam a limpar faixas a 50 metros das habitações.....| Há casas com ramos de pinheiro e castanheiros nos telhados...
  • Maria Martins
    04 ago, 2017 Lx 10:53
    Já agora gostaria de saber qual foi o castigo que os incendiários levaram? Disso ninguém fala. andam ai na boa não?... É bom lembrar que não haveria tantos incêndios senão fossem esses loucos. E enquanto o governo não tiver mão pesada o filme continua.

Destaques V+