Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Procuradoria solicitou anulação da nova Assembleia Constituinte

03 ago, 2017 - 21:12

Há pelo menos um milhão de votos manipulados na Venezuela. A denúncia é da empresa responsável pelo apuramento dos resultados das eleições de domingo para a Assembleia Constituinte.

A+ / A-

A Procuradoria-Geral da Venezuela anunciou que solicitou a anulação da instalação da Assembleia Constituinte, prevista para sexta-feira, cuja legitimidade é contestada.

O Ministério Público detalhou na sua conta na rede social Twitter que o seu pedido, apresentado pelos dois procuradores encarregados da investigação, "baseia-se na existência presumida de delitos durante o processo eleitoral", realizado no domingo.

Há pelo menos um milhão de votos manipulados na Venezuela. A denúncia é da empresa responsável pelo apuramento dos resultados das eleições de domingo para a Assembleia Constituinte.

Em conferência de imprensa, o presidente da Smartmatic - Antonio Mugica - confirmou que a diferença entre a participação verdadeira e a participação anunciada pelas autoridades é de, pelo menos, um milhão de votos.

Entretanto, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela anunciou a repetição das eleições para a Assembleia Nacional Constituinte em dois municípios para definir sete representantes que faltam para o total de 545 membros.

A votação será realizada no domingo, dia 13, anunciou a presidente daquele conselho, Tibisay Lucena, justificando a decisão com os distúrbios que se verificaram nas cidades em causa e que não permitiram apurar resultados.

A vaga de contestação contra o Governo de Nicolas Maduro começou em Abril e já provocou mais de 120 mortos.


Se está na Venezuela e for seguro para si, conte-nos como está a viver estes acontecimentos. Pode enviar e-mail para video@rr.pt ou deixar mensagem privada através do Facebook da Renascença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    04 ago, 2017 Lisboa 10:04
    A empresa que denunciou a fraude tratou de anunciar essa mesma «fraude» 72h depois das eleições, em Londres. O comando Zamora e o próprio Maduro já pediram uma recontagem, mas os resultados estão certos, pois o mesmo autor do programa, Antonio Mójica, veio dizer que o seu programa nunca daria erros. Sobre a nova procuradora geral, esta já denunciou a ex-procuradora, Ortiz, por nada fazer quando os mortos se foram acumulando antes das eleições. Por esta e por outras, a Renascença presta um excelente serviço de desinformação sobre a Venezuela, mas a campanha continua...

Destaques V+