Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sacerdote mais idoso de Portugal assinala 80 anos de ordenação

03 ago, 2017 - 14:27 • Ecclesia

O padre Joaquim Cunha tem 105 anos e foi recebido pelo Papa Francisco, em Fátima, em Maio deste ano.

A+ / A-

O sacerdote mais idoso de Portugal, padre Joaquim Cunha, com 105 anos de idade, vai celebrar 80 anos de ordenação a 8 de Agosto, anunciou o bispo do Porto, no documento em que anuncia as novas nomeações.

“No próximo dia 8 de Agosto, celebraremos 80 anos de ordenação presbiteral do sacerdote mais idoso do nosso presbitério, padre Joaquim Cunha. Neste amplo arco do tempo de oitenta anos de ordenações, estamos todos nós, aqueles que Deus chama continuamente para o serviço da Igreja do Porto”, escreve D. António Francisco dos Santos.

A 13 de Maio, durante a sua visita a Portugal, o Papa Francisco cumprimentou o padre Joaquim Pereira da Cunha, que o bispo do Porto apresentou então como "memória viva” da diocese.

“É uma memória viva da Diocese do Porto, um encanto da vida sacerdotal. Penso que nele podemos ver reflectido em espelho, a dedicação, generosidade, a grandeza de vida oferecidas do presbitério do Porto”, disse D. António Francisco dos Santos à Agência Ecclesia, a respeito do sacerdote.

A saudação do Papa decorreu junto à Basílica Nossa Senhora do Rosário, antes de um momento de oração junto ao túmulo dos Pastorinhos. O padre Joaquim Pereira da Cunha estava numa cadeira de rodas, na qual aguardou pela chegada do Papa. Francisco ofereceu-lhe, então, um terço e a medalha do pontificado.

Ordenado sacerdote no dia 8 de Agosto de 1937, o padre Joaquim Pereira da Cunha nasceu no dia 8 de Julho de 1912 em Mesquinhata, concelho de Baião, e reside, actualmente, no Porto, na Casa Sacerdotal da diocese.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mãe do Universo!”
    04 ago, 2017 salvaialmas.com.br 23:21
    Rezai sempre pelos sacerdotes, religiosos e religiosas. O sacerdote santo faz com que Deus possa abraçar milhares de almas todos os dias. Mas o sacerdote relapso, precisa de muitas orações, para que ele mesmo possa caminhar para o abraço do Pai. Sim, porque o relapso, não anda, não corre – talvez rasteje – e então, por si só, dificilmente alcançará o Céu! Rezai muito por eles: oferecei os espinhos e pedregulhos de vossa subida a eles e ajudai-os a enxergarem a Luz! Podeis fazer isto, pois tendes corações bonitos. Continuai então, alegrando o Céu: Deus vos abraçará com amor! E está bem próximo este abraço. Desejo que sejais também vós, Santos Operários desta Messe. Amém! Muito obrigada. Eu vos abençoo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Maria, Mãe do Universo!”

Destaques V+