Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. PS diz que indemnizações não devem ser “arma de arremesso político"

01 ago, 2017 - 23:28

No incêndio de Pedrógão Grande morreram 64 pessoas e mais de 200 ficaram feridas.

A+ / A-

A secretária-geral adjunta do PS diz que a questão das indemnizações às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande não deve ser uma "arma de arremesso político", para "conquista de votos".

Em declarações à Lusa, Ana Catarina Mendes frisou que a situação não deve constituir "uma arma de arremesso político", defendendo que o caso tem que ser visto "com objectividade, com critério, com rigor", pois as pessoas que foram afectadas merecem esse respeito.

"Continuo a achar que a direita está a politizar demasiado esta situação, não vale tudo na política à conquista de votos", sublinhou, acrescentando que deve ser feito tudo o que estiver ao alcance do Estado português para ajudar estas famílias "a recuperarem os seus bens materiais e as perdas que tiveram em termos familiares".

Ana Catarina Mendes falava à Lusa à margem da apresentação dos candidatos do PS à Câmara Municipal de Faro, cuja lista é encabeçada pelo deputado António Eusébio, que já presidiu à autarquia vizinha de São Brás de Alportel durante doze anos.

"Estamos em agosto e costuma ser uma época propícia para alguns disparates, mas o que não pode acontecer em política é utilizar o sofrimento humano como arma política porque isso é desrespeito pelas pessoas", concluiu.

O PSD considerou esta terça-feira que é o medo que haja algum "salpico político" para o Governo que está a levar o PS a politizar e a retardar o mecanismo extrajudicial de indemnizações às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.

No dia em que o DN noticiou que PSD, CDS-PP e PCP, com o apoio do BE, querem aprovar, no parlamento, esse diploma logo em Setembro, após as férias de Verão, o PS criticou a pressa destes partidos, afirmando não ter "objecções de princípio" ao diploma.

"Esta recusa do PS, esta cegueira do PS, este medo do PS que haja algum salpico político para o Governo é que está a politizar a questão, sem necessidade nenhuma. O que está em causa são as pessoas, não é o Governo", criticou o vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, Carlos Abreu Amorim, em declarações à agência Lusa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    22 out, 2017 Almada 16:04
    A politica é isto ! É suja, hipócrita,má, maléfica, porca, e ordinária, existem mais adjetivos . Quando a oposição se manifesta assim não tem dor, sentimento ou coisa se lhe falha, é nua, fria, calculista e sarcaz. Arranja sempre uma presa perdida, ferida e quase morta para se tornar numa fera devoradora . É o que eu chamo aos Partidos da Oposição, PSD e CDS. ( PARA NÃO FALAR DOS MONARCAS ) . Estão sempre á espera do falhanço da presa . Isto chama-se POPULISMO, OPORTUNISMO POLITICO , isto chama-se sangue para vencer, a MAÇONARIA, tem oportunismo politico neste caso .
  • Arma de arremesso
    03 ago, 2017 Lx 08:31
    É o que o PSD e CDS têm feito e bem visivel, com os incêndios, com os mortos e as tragédias das familias e populações atingidas e agora com as indemnizações quando sabem bem a quem foi entregue para serem geridas as verbas e bens doados pelos portugueses. Ao contrário do que muita gente pensa não é pelo governo. Para além de arma de arremesso a hipocrisia desses partidos, a que já nos habituaram, é grande!
  • Ao nem 8 nem 80
    03 ago, 2017 Lis 08:23
    É o que tu praticas no que expressas. Olha para o teu umbigo e coloca-te com honestidade e não clubisticamente com funções de responsabilidade para a situação e o que fazias? Dar à sola sabemos bem quem o fez para ir para o bem bom de Bruxelas e deixar o país de tanga!...
  • nem 8 nem 80
    02 ago, 2017 22:45
    “arma de arremesso político" coisa que o PS sabe praticar tão bem quando é oposição, no entanto darem a cara perante uma situação tão trágica como foi esta das mortes no incêndio foi coisa pouco visível por parte dessas gentes e o 1º foi o primeiro a dar à sola daqui para fora indiferente passando umas férias bem tranquilo enquanto outros por cá sofriam e de que maneira tal tragédia.
  • esse amorim
    02 ago, 2017 lx 14:03
    é um xico esperto, à espreita de um erro para acusar os outros! É um nojo! Intriguista!
  • Tudo agilizado
    02 ago, 2017 lis 12:35
    Mas passando o tempo, daqui a alguns anos, se tudo não for feito de acordo com as regras, regulamentos e leis existentes, as culpas são atiradas para quem agilizou e fugiu às regras! Tem sido assim, infelizmente, repito infelizmente, e os culpados passam a ser aqueles que agilizaram! O que estamos a assistir é à parte sentimental das pessoas, com toda a razão, porque sofreram a tragédia, mas com a hipocrisia que faz parte do ADN de muitos portugueses, o querer agilizar, pode mais tarde, sair caro! Já se confunde responsabilidades de quem ficou com a gestão das contribuições e doações dos portugueses, com responsabilidades do governo! Há que separar o trigo do joio com cabeça fria e não com o sentimentalismo a quente! As associações cívicas são úteis, só que devem ser enquadradas no Estado de Direito e não "ad hoc" precisamente para se evitarem bodes expiatórios!
  • deixaram de ser
    02 ago, 2017 lis 12:33
    os mortos, passaram a ser as indemnizações!...O que interessa é fazer ruído!
  • VICTOR MARQUES
    02 ago, 2017 Matosinhos 11:59
    Em caso inverso, o PS diria pior que Maomé disse do toucinho!!!...
  • Alberto
    02 ago, 2017 FUNCHAL 10:09
    Tudo o que incomoda é "arremesso político"!! Quais foram os " não-arremessos" do PS durante o anterior Governo?
  • XUXAS MANIPULADORES
    01 ago, 2017 Lx 23:43
    Xuxas pantomineiros.Não assumem a responsabilidade por nada.O kamarada Costa fugiu para Mairoca e pedir um estudo de popularidade..Gente sem estatuto ético e moral.Uns charlatões ...

Destaques V+