Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Acanac. D. Manuel Clemente sente-se “em casa"

01 ago, 2017 - 20:50 • Ecclesia

Cardeal Patriarca esteve de visita ao encontro nacional dos escuteiros.

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa visitou hoje o 23.º Acanac, que decorre até domingo no Campo Nacional de Actividades Escutistas (CNAE), em Idanha-a-Nova, reunindo mais de 21 mil participantes.

Em declarações à equipa de comunicação do Acanac, enviadas à Agência Ecclesia, D. Manuel Clemente disse que se sente “em casa” junto dos escuteiros desde 1964, quando entrou no movimento.

“O escutismo católico, costumo dizer, é a Igreja acampada, é um óptimo ambiente para todos nós continuarmos a crescer”, realçou.

O cardeal patriarca falou num momento de “reencontro” marcado pela “vitalidade e criatividade” do escutismo. Elogiou ainda a “envolvência espiritual” deste movimento, que deve ser valorizada na Igreja Católica como “aprendizagem do que é ser cristão”, em comunidade.

O cardeal patriarca de Lisboa esteve em Idanha-a-Nova um dia após a visita de cerca de oito horas do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, numa homenagem ao escutismo católico português.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa considerou que este é um reconhecimento “justíssimo”, sustentando “não existe em Portugal movimento que englobe crianças, jovens e adultos em tão grande número como o Corpo Nacional de Escutas”.

D. Manuel Clemente esteve no espaço do acampamento e na nova Capela do CNAE, onde recitou a oração do ângelus e deixou uma mensagem no livro de honra, informa o Patriarcado de Lisboa.

O 23.º acampamento nacional está a mobilizar escuteiros de todo o território de Portugal e mais nove países, entre eles a Nigéria e Israel.

‘Abraça o Futuro’ é o lema do acampamento que pretende “activar” as crianças, jovens e adultos do movimento “para a defesa da casa comum”.

A cerimónia oficial de abertura de campo, na última noite, contou com a visita inédita de uma imagem da Virgem Peregrina de Fátima.

O Corpo Nacional de Escutas informa que o Santuário de Fátima ofereceu uma imagem que vai ficar em permanência na Capela do CNAE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+