Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo espanhol acaba de vez com central nuclear de Garoña

01 ago, 2017 - 13:31

A reabertura da central, situada na província de Burgos, tinha sido solicitada pelas empresas proprietárias, a Endesa e a Iberdrola, no início do ano.

A+ / A-

O governo espanhol decidiu não autorizar a retoma do funcionamento da central nuclear de Garoña, a mais antiga de Espanha, encerrada desde 2012.

A reabertura da central, situada na província de Burgos, tinha sido solicitada pelas empresas proprietárias, a Endesa e a Iberdrola, no início deste ano e o governo de Madrid tinha até ao dia 8 de Agosto para tomar uma decisão.

O ministro da Energia, Turismo e Agenda Digital, Álvaro Nadal, rejeitou que a central nuclear fosse reactivada, numa decisão que surge seis meses depois de o Conselho de Segurança Nuclear ter dado um parecer positivo à reabertura.

Com esta opção, o Governo vai ao encontro das posições de todos os partidos espanhóis, excepto o PP, já que o gabinete de Mariano Rajoy desejava, segundo o próprio ministro, outro fim para a central. O ministro lamentou, no entanto, a qualidade do debate. “Tinha preferido outro tipo de debate, mas não houve”, disse o ministro, citado pelo “El País”.

A Central Nuclear de Santa Maria de Garoña era a mais antiga do parque atómico espanhol. Localizada no norte da província de Burgos, próximo do País Vasco, recorria a um reactor de água fervida para produzir uma potência de 460 megawatts

Na agenda do governo de Mariano Rajoy, continua a decisão de autorizar o prolongamento da vida útil da central nuclear de Almaraz, a cerda de 100 quilómetros da fronteira com Portugal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+