Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bruxelas abre procedimento contra Polónia por causa de lei judicial

29 jul, 2017 - 18:57

Comissão Europeia deu um mês à Polónia para responder a este procedimento, que - em última instância - pode resultar em sanções financeiras.

A+ / A-

A Comissão Europeia iniciou este sábado um procedimento de infracção contra a Polónia no seguimento da publicação de uma nova lei que, no entender de Bruxelas, mina a independência dos tribunais ordinários polacos.

"A Comissão Europeia lançou um procedimento de infracção contra a Polónia, através de carta de notificação formal, no seguimento da publicação no diário oficial polaco, na sexta-feira 28 de Julho, da Lei sobre a organização das jurisdições de direito comum", indicou o executivo europeu em comunicado.

Bruxelas deu um mês à Polónia para responder a este procedimento, que - em última instância - pode resultar em sanções financeiras.

O Governo polaco responde que a decisão da Comissão Europeia é “injustificada”, porque a organização dos sistemas legais é uma competência dos Estados-membros da UE e não das instituições europeias.

De acordo com a nova reforma judicial, o Governo da Polónia fica com o poder de afastar ou nomear juízes e o mandato dos magistrados pode ser prolongado para lá da idade da reforma.

Estas medidas são consideradas uma interferência do poder político na Justiça, defeden a Comissão Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+