Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo nega "lista secreta" de vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande

24 jul, 2017 - 13:09

"Não existe nenhuma lista secreta", garante a ministra Constança Urbano de Sousa. Já o primeiro-ministro, António Costa, apela a que quem tenha conhecimento de um maior número de vítimas o comunique de imediato à Polícia Judiciária e ao Ministério Público.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, nega que haja alguma ocultação de vítimas no caso da tragédia de Pedrógão Grande.

"Não existe nenhuma lista secreta. Todas as pessoas foram identificadas pelo Instituto de Medicina Legal, todas as que faleceram na consequência directa desse incêndio", afirmou a ministra, esta segunda-feira, em Lisboa.

Constança Urbano de Sousa adiantou que a lista das vítimas do incêndio que deflagrou a 17 de Junho "consta de um processo judicial", que o Ministério Público classificou como segredo de justiça.

"Não é o Governo que constrói a estatística"

O primeiro-ministro, António Costa, apelou a que quem tenha conhecimento de um maior número de vítimas, o comunique de imediato à Polícia Judiciária e ao Ministério Público.

António Costa sublinhou que "não é o Governo que constrói a estatística", indicando que são as "autoridades técnicas" a fornecer os números.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas no final da inauguração do novo centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido questionado sobre notícias dos últimos dias que dão conta de mais vítimas mortais do incêndio de Pedrógão Grande, Leiria, além das 64 assumidas oficialmente.

"Se alguém tem conhecimento de um maior número de vítimas deve, obviamente, comunicar imediatamente esse facto à Polícia Judiciária e ao Ministério Público", afirmou.

António Costa acrescentou que a informação de que dispõe é que todas as aldeias foram vistas, casa a casa, pelas autoridades.

"A dimensão desta estratégia não era menor se tivesse sido metade o número de pessoas que faleceram", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para aquele
    24 jul, 2017 lx 19:22
    ou aqueles, que vem para aqui falar de clubismo, ainda não concluiu que o que escreve é que está dentro do apoio clubístico?...Como é que se pode acreditar nesta oposição, inventora de casos, quando já tentaram e conseguiram que os media pusessem a circular noticias de alegados suicídios e da queda de um avião canadair com a morte dos pilotos, quando nada disso aconteceu? Já se esqueceram? Agora arranjam mais uma patranha, para levarem à certa os papalvos! Só mentes rebuscadas ou clubísticas, podem aceitar o que se está a passar, sem haver qualquer confirmação! Até o presidente da câmara de Pedrógão veio pedir para que os boateiros sejam marginalizados!
  • leonel
    24 jul, 2017 lisboa 18:15
    O psd continua na onda da irresponsabilidade. Não tem uma ideia sobre nada. Anda atrás da desgraça, agora do número de mortos de Pedrogão. Uma vergonha. Se o bocarras de um tal Hugo Soares conhece maior número de vítimas que as indique. Andar a brincar com a tragédia dos outros é que não. Este tipo é o que apresentou, com o montenegro, faturas sem data para dizer que pagou as viagens da seleção. Porque não mostra cópia do cheque do pagamento? Ou pagou 3000 euros em dinheiro vivo? Este bronco, como Coelho, julga os portugueses parvos. Repugnam pelos expedientes e pela baixeza do que são capazes.
  • FM
    24 jul, 2017 Braga 17:51
    Não consigo compreender como pode existir quem defenda o indefensável. Apenas porque quem governa é alguém da sua cor. A política não é futebol ou outro desporto, os partidos não são clubes para se defender por amor. Há que ser racional e condenar o que e quem deve ser condenado ainda que seja da nossa cor partidária. Um morto que tenha sido "escondido" da opinião pública é um escandalo tão grande como se fossem 100. Não se pode tentar enconder a dimensão da tragédia, as vidas que se perderam não serão recuperadas, seja 1 sejam 1000, as responsabilidades politicas e civis (em caso disso) devem ser apuradas e os responsáveis responsabilizados, doa a quem doer. Caso se comprove (e parece que sim) que há mais vítimas do que as oficialmente reconhecidas, fica mal o governo ao não exigir competência, ficam mal as instituições pela leviandade com que trataram um caso desta magnitude e fica mal quem tenta defender o indefensável. Quanto ao PSD está apenas a ser oposição e a fazer o que o PS faria caso lá estivesse, a tentar ganhar pontos "na secretaria". A política e os políticos são um cancro. É lamentável que tanta gente se deixe enebriar por um partidarismo bacoco que só é lembrado na hora das eleições e que só serve para alimentar "seres nobliárqicos superiores". Abram os olhos! P.S. não tenho partido, e enoja-me a política portuguesa particularmente já que é a que me é mais próxima.
  • Hugo Jorge
    24 jul, 2017 Tomar 16:56
    O PSD continua a inventar mortos para sacar votos. Não aprendem mesmo. Vão pagar isto muito caro.
  • André
    24 jul, 2017 Lisboa 16:28
    A lista das "300 ou mais vítimas" afinal já só restam 71 com 3 para serem removidas muito em breve pela empresária que a juntou, pois 2 são a mesma pessoa e 1 é um idoso que faleceu 2 dias antes do fogo e que devia ter sido enterrado no Domingo, tendo sido enterrado na semana seguinte, ao mesmo tempo que 2 vítimas do incêndio. Portanto, da lista gigantesca que a comunicação social andou por aí a promover, só restam 68. Retirando a D. Alzira que foi atropelada, restam 67. 3 deles não tem nome e só há referência a graus de parentesco com outras vítimas. Portanto, é possível que a lista sejam 64 mais a senhora que foi atropelada e não as "centenas" que a comunicação social por aí anda a grunir como estando validadas.
  • André Souza
    24 jul, 2017 vila pouca de aguiar 16:08
    A hábil raposa sabe-a toda! É lamentável que se brinque com situações destas! Acredito mais nos jornalistas do "i" que na cambada que nos governa.
  • Americo
    24 jul, 2017 Leiria 15:09
    Como é que há pessoas "corajosos" a comentar sob o anonimato e com insultos ? Recuso-me a adjectivá-los...........
  • José Costa
    24 jul, 2017 Sarilhos Pequenos 14:46
    Se alguém tem conhecimento de mais vítimas mortais no incêndio, que informe as autoridades dessa situação. A ser verdade, de certeza que será investigada, se não, que seja responsabilizado(a), criminalmente.
  • Maria
    24 jul, 2017 Porto 14:41
    A politiquice cega tudo e todos.... uma vergonha este país - sim, escrito com letra pequena, pequenina.
  • João Caria
    24 jul, 2017 VISEU 14:36
    Se estes ALDRABÕES, fazem isto naquilo que de algum modo é possível controlar, o que farão em em assuntos em que mais mingúem tem acesso.....nada de admirar, grande parte deles tiveram um grande mestre. A conta vai chegar mais dia menos dia, e depois os tugas vão ficar admirados como de costume.

Destaques V+