Tempo
|
A+ / A-

Santuário de Fátima acolhe crianças com deficiência, para que os pais descansem

19 jul, 2017 - 18:49 • Ângela Roque

É já a 11ª edição desta iniciativa inclusiva que durante o verão permite a quem tem filhos deficientes tirar uns dias de férias. Estão previstos quatro turnos de uma semana entre 27 de Julho e 31 de Agosto.

A+ / A-

Há 11 anos consecutivos que nos meses do verão o Santuário de Fátima promove um programa de férias para os pais de crianças e jovens com deficiência. A iniciativa tem o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da congregação Silenciosos Operários da Cruz, e o objectivo é “garantir o descanso aos cuidadores”, sublinha o comunicado enviado à Renascença.

São, ao todo, quatros turnos de uma semana cada um. A primeira vai decorrer de 27 de Julho a 2 de Agosto e é dirigida a jovens entre os 17 e os 20 anos. Nas semanas de 5 a 11 de Agosto, de 16 a 22, e de 25 a 31, serão acolhidos os maiores de 20 anos. A ideia é que os pais deixem os filhos ao cuidado dos voluntários, e assim possam descansar uma semana. Mas, também podem optar por ficar com eles em Fátima, e acompanhá-los de perto, contando no entanto com ajuda que no resto do ano não têm. É, ainda, uma oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual.

Para o padre Johnny Freire, um dos promotores da iniciativa, as expectativas para este ano especial, em que se assinala o centenário das aparições, é que muita gente possa participar, “principalmente aqueles que se inscreverem pela primeira vez, de forma a que todos possamos festejar e celebrar o Centenário das Aparições”. Calcula-se que, no total, sejam abrangidas cerca de 70 crianças e jovens.

“Em média há dois voluntários por cada criança, e esta é uma vertente muito significativa desta iniciativa. O número de candidatos não tem parado de aumentar”, sublinha ainda o comunicado do Santuário, que assume as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes. O programa inclui visitas guiadas aos lugares de Fátima: Santuário, Valinhos e Aljustrel.

Estas semanas de férias realizam-se na Casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz, que fica na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul (dos Pastorinhos). Para além destas férias de verão, este ano o Santuário promoveu outras duas oportunidades para as crianças portadoras de deficiência: uma na Semana Santa, com a realização de um retiro, e outra no Natal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Salette Oliveira
    20 jul, 2017 Mem Martins 10:24
    Isto, sim, é Amor pelo próximo e enche-me de "orgulho" por ser católica! Bem hajam

Destaques V+