Tempo
|
A+ / A-

Passos Coelho diz que “caiu a máscara do fim da austeridade”

12 jul, 2017 - 17:18

O líder do principal país da oposição recordou o célebre Plano B e acusou o Governo de só aparecer nos momentos bons, mas de desaparecer em alturas de crise.

A+ / A-
A culpa sem marido e uma ajuda do Camões
A culpa sem marido e uma ajuda do Camões. Ou o debate do Estado da Nação em 3 minutos

Debate do Estado da Nação no Parlamento:


O presidente do PSD disse esta quarta-feira que “caiu a máscara do fim da austeridade”, acusando o Governo e os partidos que o apoiam de terem, apesar da retórica e das críticas ao anterior Executivo, cortado em várias áreas, incluindo na educação, na saúde e na segurança interna.

“Poupem-nos, por favor, ao estafado exercício de faz de conta destes dois anos. Assumam com transparência as opções para as contas públicas”, afirmou Passos Coelho no debate do Estado da Nação, no Parlamento.

O líder do PSD começou o seu discurso reconhecendo as melhorias dos indicadores económicos, mas disse que isso se devia à continuidade dos esforços levados a cabo pelo seu próprio Governo. “Não é milagre que neste Governo o défice tenha passado de 3% para 2% do PIB”, disse, depois de no Governo anterior se ter passado de quase 11% para pouco mais de 3%, afirmou.

Passos foi mais longe e disse que, se não fosse a solução política à esquerda que permitiu ao PS formar Governo, as melhorias económicas teriam acontecido mais cedo.

Pedro Passos Coelho voltou a falar do célebre "plano B", defendendo que tinha sido necessário recorrer a ele a meio do ano, recorrendo a cativações e cortes no investimento público “como nunca se viu”.

O líder do PSD pediu ao Governo que abandone uma “estratégia do inimigo externo e de desresponsabilização e passa-culpas. A culpa nunca é vossa. Ou é minha, que já não governo há dois anos, ou é do mundo inteiro. Mas essa infantilização da política não se coaduna com a responsabilidade que agora têm de governar o país”.

Um Governo "para as coisas boas"

Passos Coelho comentou depois os dois grandes casos do último mês (o incêndio de Pedrógão Grande e o furto de armas de guerra em Tancos), acusando o Governo de se esconder do país nas alturas más.

“O Governo só existe para as coisas boas. O que só existe para os momentos bons não é necessário. Se metade do Governo não aparece nos momentos dramáticos, falta Governo nos momentos em que é mais preciso. Nestas semanas, o Governo não existiu para o que era mais importante, mas isso não preocupa o Governo nem a minoria", atacou.

Na sua resposta a esta intervenção, João Galamba acusou Passos Coelho de se estar a aproveitar de duas tragédias para marcar pontos políticos.

O líder do PSD acabou a sua intervenção neste debate sobre o Estado da Nação, dizendo que Portugal precisa de "mais". “Ficar à espera de melhores ventos não chega. Precisamos, como país, de muito mais”.

Costa: "A melhor forma de dizer nunca mais" é projecto de valorização do Interior começar em Pedrógão
Costa: "A melhor forma de dizer nunca mais" é projecto de valorização do Interior começar em Pedrógão
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Olha! Olha!
    13 jul, 2017 Ma 11:10
    Continua com a tua máscara que a esquerda e o governo agradecem!...A implosão do PPD-PSD-PPC está para breve! Nunca houve uma oposição tão nas lonas! Nem com recauchutagem lá irão!
  • O farsola
    13 jul, 2017 Port 08:41
    A máscara caiu foi a ele que copiou o seu discurso do texto de Poiares Maduro! Investiguem a licenciatura demorada deste farsante, cuja professora foi uma tal Maria Luís sua partenaire financeira no governo do empobrecimento, custasse o que custasse, porque não havia alternativas e talvez apareçam grandes surpresas!
  • Ricardo
    12 jul, 2017 Setúbal 18:02
    O PSD tem que se decidir. Primeiro que o governo estava sempre em Pedrógão, que o Secretário de Estado, a Ministra, Costa e até Marcelo não saiam das televisões. Agora diz que o mesmo governo desapareceu...decidam-se!!!!

Destaques V+