Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS propõe sedação de doentes para evitar eutanásia

06 jul, 2017 - 00:56 • Eunice Lourenço

Projecto de lei sobre “direitos das pessoas em fim de vida” é discutido esta quinta-feira no Parlamento, onde a discussão sobre a eutanásia ficou para a próxima sessão legislativa.

A+ / A-

É a forma encontrada pelo CDS, e mais concretamente pela deputada Isabel Galriça Neto, para tentar dar a volta ao processo legislativo sobre eutanásia: o Parlamento discute esta quinta-feira um projecto de lei do CDS sobre os “direitos das pessoas em fim de vida”, que inclui a possibilidade de sedação de pessoas de pessoas em sofrimento e com um prognóstico de vida de dias ou semanas.

“O CDS, reafirmando-se a favor da protecção da vida e contra a eutanásia, apresenta uma proposta legislativa que condensa e reafirma um conjunto de direitos dessas pessoas e suas famílias, que no seu todo densificam a consagração de um direito a não sofrer de forma mantida e disruptiva quando no contexto de doença avançada e em fim de vida”, lê-se na exposição de motivos do projecto.

Este projecto foi anunciado por Isabel Galriça Neto, em Fevereiro, no dia em que o Parlamento discutiu a petição pelo direito à morte assistida que, na prática, deu início ao processo parlamentar para a legalização da eutanásia. O Bloco tem um ante-projecto nesse sentido, mas já assumiu que só o vai agendar na próxima sessão legislativa. O PAN também tem um projecto.

O CDS antecipa-se, assim, a esse novo debate, ao usar um dos seus agendamentos para debater e votar um projecto que Isabel Galriça Neto considera que pode ser votado favoravelmente por todos os partidos.

O articulado pretende estabelecer “um conjunto de direitos das pessoas doentes, quando no contexto de doença avançada e em fim de vida, consagrando o direito a não sofrerem de forma desproporcionada”. Nesse conjunto de direitos está o de receber informação detalhada sobre a sua doença, o prognóstico estimado e os diferentes cenários clínicos e tratamentos disponíveis. Os doentes têm direito a participar no plano terapêutico e a receber tratamento rigoroso dos seus sintomas.

As pessoas com doença avançada devem também ter o direito de recusar tratamentos não proporcionais ao seu estado e que não visem apenas a redução do sofrimento. O projecto pretende também que sejam garantidos cuidados paliativos, através do Serviço Nacional de Saúde, aos doentes em fim de vida. Recorde-se que há uma lei d bases dos cuidados paliativos, que resultou também de uma iniciativa do CDS, mas não há camas suficientes para todas as necessidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    06 jul, 2017 aveiro 17:18
    Ou seja o que propõem é um estado de coma induzido . Pessoalmente rejeito esse método de acabar com avida, a ortotanásia é uma forma hipócrita de deixar morrer com a agravante do desrespeito da dignidade da pessoa !
  • Pois!
    06 jul, 2017 Ma 15:09
    O CDS propõe a eutanasia aos poucochinhos!...
  • JOrge Dickson
    06 jul, 2017 Belas 09:06
    É como se alguém aqui chegasse e dissesse que descobriu a roda...tudo o que está descrito já se faz, desde que me lembro. Conversa para embalar tolos.
  • Carlos Gonçalves
    06 jul, 2017 Seixal 08:26
    Mas quem são estes fulanos para mandarem na vida dos outros? Se um dia eu estiver numa situação em que esteja a sofrer e não tenha cura possível, não quero cá sedações e rezas e outras coisas que tais. Se quiser morrer estou no meu direito e ninguém pode mandar na minha vontade.!!!
  • APN
    06 jul, 2017 Lisboa 08:17
    Acho bem esta proposta do CDS porque é uma eutanásia "devagarinho" e pelos vistos resolve o problema moral e religioso do partido

Destaques V+