Tempo
|
A+ / A-

​Marcelo confirma que Costa está de férias. Primeiro-ministro diz que "está sempre contactável”

03 jul, 2017 - 18:34

"Mais complicado seria se o Presidente estivesse em férias", diz Marcelo. Gabinete do primeiro-ministro garante "o normal funcionamento do Governo”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou esta segunda-feira que o primeiro-ministro, António Costa, está de férias, mas que está a tratar dos problemas com o ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Tudo o que tenho a tratar sobre assuntos do Estado, tenho tratado com o substituto do primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, aos jornalistas, em Lisboa.

"Há uma continuidade constitucional", garante o Presidente da República.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "mais complicado seria se o Presidente estivesse em férias", porque há uma série de decisões que só ele pode assinar.

"Quando o primeiro-ministro não se encontra em território português é substituído pelo ministro dos Negócios Estrangeiros", sublinha.

Nestas declarações aos jornalistas, o Presidente não comentou o protesto de militares marcado para quarta-feira em frente ao Palácio de Belém.

Costa diz que está "sempre contactável"

Num comunicado divulgado imediatamente após as declarações do Presidente, o gabinete do primeiro-ministro esclarece que as férias de António Costa já tinham sido planificadas e que o chefe do Governo “está sempre contactável”.

“O Governo, tendo em consideração o período de Verão, organizou e planificou em tempo o período de férias do primeiro-ministro, bem como dos restantes membros do Governo, de forma a garantir as necessárias substituições para assegurar o normal funcionamento do Governo”, diz a nota divulgada pelas 18h37.

“Neste quadro, o primeiro-ministro encontra-se no gozo de uma semana de férias, sendo substituído na sua ausência, nos termos do artigo 7º da Lei Orgânica do XXI Governo, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. O primeiro-ministro está sempre contactável e disponível em caso de necessidade.”

A notícia de que o primeiro-ministro tinha ido de férias, em plena crise do furto de armas de guerra em Tancos e após o trágico incêndio de Pedrógão Grande, foi avançada esta segunda-feira pelo jornal i.

As férias já estavam marcadas e António Costa decidiu manter os dias de descanso, acompanhando os desenvolvimentos à distância.

O primeiro-ministro, que ainda não se pronunciou publicamente sobre o furto de material de guerra em Tancos, interromperá as férias entre terça e sexta-feira e depois voltará ao seu destino de férias, refere o i.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose
    05 out, 2019 Almada 16:07
    O velhote tem razão Ou como é normal alguém está a mentir.
  • Costa de costas
    04 jul, 2017 Santarém 22:56
    O senhor Costa está-se a revelar um excelente aluno do seu camarada Sócrates, imagino o alarido que iria por este país fora com toda a claque de esquerda em uníssono a clamar por governo abaixo e novas eleições caso fosse um primeiro-ministro do centro/direita a virar costas e ir tratar do bronzeamento.
  • VICTOR MARQUES
    04 jul, 2017 Matosinhos 10:42
    O Costinha, agora de férias, é como aquele que, no início de um fim-de-semana, recebeu uma mensagem de um amigo informando-o que a sua casa estava a arder! Descontraído respondeu: "Que grande chatice vou ter quando aí chegar na segunda-feira"...
  • Angelo Sousa
    04 jul, 2017 Fiães, S. M. Feira 10:32
    Se ao invés do que acontece, o PSD fosse governo, imagino o que se diria perante tais factos com o dos incêndios de Pedrogão Grande e o do furto de armas em Tancos. [...]
  • Bela
    04 jul, 2017 Coimbra 00:03
    De que se queixam? Quase toda a gente bateu palmas quando ele, contra uma vasta maioria assumiu o poder. Agora 'porque não se calam'?
  • DO NOT DISTURB...
    03 jul, 2017 LX 23:59
    O país arde e sara a morte de 64 pessoas e os ferimentos em amis de 250 pessoas, furtam material bélico para fazer explodir um prédio e não só em Lx ou Porto e sua exª, esse iluminado Costa, vendedor de ilusões vai de férias. Um tipo sem ética.Para ele vale tudo: usurpou o poder mais os amigos das esquerdas depois de levar nas lonas nas eleições, engana o pagode a dizer que virou a página da austeridade e os resultados estão à vista das suas cativações para atingir o déficit mais baixo da história, os serviços sob a tutela do MAI evaporaram-se como se evaporou a Ministra do MAI, o Ministro da Defesa eclipsou-se como se eclipsou o líder do desgoverno pois decidiu ir a banhos enquanto o país se desagrega e a tinge o ponto mais baixo da poltitica. Como é possível que o comandante do barco fuja a sete pés e seja o primeiro a abandonar o barco? A isso se chama cobardia ...
  • la palisse
    03 jul, 2017 lx 23:43
    calento que todos os que votem nestes socialistas, analisem friamente a cobardia deste bacano, que após todas as coisas a acontecerem vai de férias paulatinamente como estivesse tudo bem. Mas acreditem esta é a postura destes novos socialistas, que ignoram as pessoas, descuram a segurança sabe-se lá de onde ou quem sabe aqui mesmo. Infelizmente para eles espero que o pessoal da zona centro que viu as suas coisas queimadas e familiares falecidos, mas que muitos deles votam PS...pensem nesse dia em quem os abandonou , não só agora mas no momento do fogo . Não esquecer que os donativos a eles só vão chegar uns trocos o resto......ja foi
  • la palisse
    03 jul, 2017 lx 23:38
    Acalento que todos os que votem nestes socialistas, analisem friamente a cobardia deste bacano, que após todas as coisas a acontecerem vai de férias paulatinamente como estivesse tudo bem. Mas acreditem esta é a postura destes novos socialistas, que ignoram as pessoas, descuram a segurança sabe-se lá de onde ou quem sabe aqui mesmo. Infelizmente para eles espero que o pessoal da zona centro que viu as suas coisas queimadas e familiares falecidos, mas que muitos deles votam PS...pensem nesse dia em quem os abandonou , não só agora mas no momento do fogo . Não esquecer que os donativos a eles só vão chegar uns trocos o resto......ja foi
  • NÃO VÁS AO MAR COSTA
    03 jul, 2017 Lx 23:37
    Resta desejar a sua Exª o vendedor de ilusões, o pantomineiro e o mestre da mentira , boas férias enquanto o país cura as suas feridas com o destre de Pedrógão e de Tancos...O ttimoneiro foi o 1º a fugir e a abandonar o barco...Cuidado Toino não vás ao mar porque podes afogar-te com o lodaçal em que o país se encontra por culpa dos geringonçoes da teta, peta e da teta. Gente sem verticalidade e muito poucochinha estes xuxas aldrabilhas...
  • Santos
    03 jul, 2017 Lisboa 23:13
    Costa foi de férias? Qual é o problema? O seu porta-voz, Marcelo, aí está para falar por ele. Aonde chegámos... E andou a direita a votar nesta criatura, para impedir que o Sampaio da Nóvoa fosse a Presidente. Pior, era impossivel!

Destaques V+