Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIRESP falha no aeroporto de Lisboa, em centros comerciais e estádios, dizem polícias

28 jun, 2017 - 14:20

A denúncia é do presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia. "As falhas estão identificadas há muito tempo", afirma.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) revelou esta quarta-feira que o SIRESP falha em zonas nevrálgicas da Grande Lisboa, como sejam o aeroporto de Lisboa ou os centros comerciais Colombo e Vasco da Gama.

Contactado pela agência Lusa, Paulo Rodrigues referiu que estas falhas ou "zonas sombras" no funcionamento do Sistema Integrado de Redes de Emergência (SIRESP) atingem ainda outros locais como os estádios da Luz e de Alvalade, o centro comercial das Amoreiras e o MEO Arena.

"As falhas estão identificadas há muito tempo", disse o presidente da ASPP, observando que o problema é também há muito do conhecimento da hierarquia da PSP e do Governo.

Embora não disponha de elementos técnicos precisos para explicar tais falhas, Paulo Rodrigues constata que tais "zonas sombra" do SIRESP verificam-se em locais onde estão concentradas muitas pessoas e redes móveis de comunicação.

Segundo disse, também no Grande Porto há falhas do SIRESP em zonas de grande concentração de pessoas.

Paulo Rodrigues criticou que só agora, depois da ocorrência de uma catástrofe como a que aconteceu com os incêndios da região Centro do país, haja a preocupação de abrir inquérito ao funcionamento do SIRESP, quando essa realidade é, há muito, conhecida dos polícias que andam no terreno e que frequentemente têm que utilizar os seus telemóveis porque a rede SIRESP não funciona em determinados locais.

De acordo com o mesmo responsável, existem muitas outras zonas do país, sobretudo no Interior Norte, em que o SIRESP não funciona devido ao relevo da região ou outros problemas técnicos.

O alerta de que o SIRESP não funciona em vários pontos vitais da cidade de Lisboa foi avançado inicialmente por Paulo Rodrigues à TSF e à TVI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • velho
    28 jun, 2017 lisboa 17:36
    Normal, se nem a TDT funciona em muitos sítios. Sendo que até em sítios inicialmente contemplados, foram depois passados a "zonas de sombra" apenas com cobertura de satélite. Falo com conhecimento de causa.
  • J.Simões
    28 jun, 2017 Lisboa 17:05
    Para o AM Então se o problema era dos "laranjas" que já se foram há tempos, porque é que os "rosinhas" ainda não resolveram a situação? Eles até resolvem tudo né?
  • AM
    28 jun, 2017 Lisboa 16:02
    Respondendo aos comentários incultos, digo que o acto de denunciar, tem a ver com o promover de uma coesão de grupo. O resto não digo, porque com estas palavras, até os miudos entendem em quem confiar... Chega de cabecinhas curtas, quando os miolinhos não dão para mais. Dirijo-me aos adultos que lhes custam entender o básico..., sim, porque as crianças ao lerem o meu comentário, vão deixar de usar de vez a playstation, ou se calhar nunca lhe mexeram...nem vale a pena... Pois!
  • Alfredo
    28 jun, 2017 Amora 16:00
    Triste vida a do português que tem de pagar com a vida os interesses e incompetências de outros. . Eu, um simples humano e sem canudo, tendo a minha responsabilidade a segurança de um Hotel com 27 pisos, 270 quartos e 8 outlets recusei contractualizar um sistema de comunicações de emergência para um hotel porque funcionava sobre o mesmo principio do SIRESP. Hoje dia 28 de Junho, no canal SIC pelas 12h30 aproximadamente, tive o prazer de ouvir falar um Coronel que disse de um modo simples tudo o que precisa ser dito. Assino por baixo tudo o que ele disse. É tempo de alguém pagar criminalmente por tudo isto. Desde a parte corruptiva às decisões tomadas por incompetentes. Não podemos ficar apenas por demissões.
  • couto machado
    28 jun, 2017 porto 15:43
    Afinal em que ficamos, com toda esta gente a falar cada um para o seu lado ? Obtenção de dividendos políticos ? Armar a confusão ? Lamentavelmente Portugal não ata nem desata e a malta começou, desde há muito tempo a desistir de confiar quer nas autoridades, quer nos governantes, sejam eles quais forem....o zé pagode malha nos chuchas, nos ppdes, nos comunas, nos bloquistas e outros especímens, mas sem qualquer resultado....
  • Sadom
    28 jun, 2017 St António Baldio 15:35
    Palmas para a irresponsabilidade do SR policia Paulo Rodrigues, que com estas declarações, fragilizou ainda mais todo este sistema de alertas. Ele, coitado inocentemente, mas sacudindo a água do capote, só disse : " terroristas, .. no espaço x, y e z, podem trabalhar à vontade, pois não temos hipóteses se de controlar " à boa maneira portuguesa, mais um estrutura responsável, que lava as mãos e os outros é que são sempre culpados !!
  • Mumuila
    28 jun, 2017 Lisboa 15:28
    Só mesmo em Portugal. Mas afinal o que fazem as autoridades competentes para este caso se há alguém a mentir, a enganar os cidadãos!!!!!!?????? Isto é um país da Europa!!!!??? Da Comunidade Europeia!!!???
  • António Valente
    28 jun, 2017 SINTRA 15:26
    Mas os responsáveis do SIRESP dizem que o sistema funcionou a 100% e nada falhou e agora a polícia diz que FALHOU em TODA A LINHA Entrámos no triste espetáculo muito peculiar dos portuguese que é o de PASSA - CULPAS e salve-se quem puder.
  • Carlos Reis
    28 jun, 2017 Coimbra 15:16
    E só agora é que este senhor vem denunciar a situação, é caso para perguntar: quem é que lhe encomendou o sermão ?.
  • Eu
    28 jun, 2017 Lisboa 15:05
    Ou seja, todos sabem das falhas, e ainda são irresponsáveis vir dizer em público que sabiam delas. São todos responsáveis pelo que aconteceu, aconteceu e virá a acontecer decorrente dessas falhas.

Destaques V+