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​Incêndios. Segurança Social reforça equipas de acção social e cria número de telefone

27 jun, 2017 - 03:06

Populações afectadas pelos fogos na região centro têm agora uma linha de telefone específica (300 518 003).

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O Instituto da Segurança Social reforçou o número de equipas de acção social que estão a fazer atendimento nos concelhos mais atingidos pelos incêndios, tendo criado um número de telefone para as populações afectadas.

Em comunicado, o Instituto de Segurança Social (ISS) dá conta de que a partir desta segunda-feira do apoio social directo às populações mais afectadas pelos incêndios que deflagraram na zona centro do país é assegurado por equipas de acção social nos Serviços Locais.

"Especificamente para os concelhos mais afectados - Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande -, as equipas de atendimento serão reforçadas em número, por forma a garantir o acompanhamento regular com cada família vítima dos incêndios", lê-se no comunicado.

Por outro lado, foi criado um número de telefone específico (300 518 003) para atendimento e acompanhamento das populações afectadas.

O ISS diz também que quem não poder ou tiver dificuldades em deslocar-se aos Serviços Locais de Acção Social, pode contactar a Linha Nacional de Emergência Social, o 144.

Os serviços locais da Segurança Social funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, sendo que nos casos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande poderá haver outro horário ou atendimento por marcação.

Relativamente ao acompanhamento feito às populações, o ISS explica que contempla atendimento permanente, por marcação e espontâneo, avaliação diagnóstica das necessidades, danos e perdas, acompanhamento regular para as situações sinalizadas ou a sinalizar, avaliação e atribuição de subsídios e prestações sociais e familiares, visitas domiciliárias e o devido encaminhamento no âmbito da rede local de intervenção.

"Este acompanhamento permitirá ainda activar os recursos necessários ao nível social, da saúde e outros, por forma a suportar as pessoas e as famílias no seu processo de recuperação pós-incêndio", diz o ISS.

A Segurança Social aproveita também para dar conta de que entre os dias 17 e 23 de Junho manteve em funcionamento equipas de técnicos para prestarem atendimento de acompanhamento social nos concelhos afectados.

Este apoio funcionou primeiramente nos concelhos afectados pertencentes ao distrito de Leiria, tendo depois sido alargado ao distrito de Coimbra, às populações de Góis e Pampilhosa da Serra.

"Uma vez declarados extintos os incêndios, importa agora ver garantido o atendimento e apoio social de proximidade às vítimas dos incêndios, com maior incidência nas zonas mais afectadas com perda de vidas humanas e de bens pessoais e de subsistência", refere o ISS.

Comentários
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  • otário cá da quinta
    27 jun, 2017 coimbra 12:24
    Porque e já agora, não lhes levam um telemóvel para eles se entreterem a telefonar para a segurança social , mas com chamadas pagas, está bem ! porque depois põem musica para entreter as pessoas e a gastar dinheiro até se chatearem.
  • bobo
    27 jun, 2017 lisboa e outra 08:49
    840 atendimentos de apoio Social com equipas de acção social Consultas de Psicologia carregadas a forquilha só com a geringonça. Vão dar musica ao raio que os parta
  • Filipe Garcia
    27 jun, 2017 Amadora 07:49
    Agora digam que o governo não está a trabalhar.

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