Tempo
|
A+ / A-

Dia Mundial do Refugiado

Refugiados em Portugal. Ysake fugiu de um ditador, Maria não sabe que idade tem

20 jun, 2017 - 11:10 • Olímpia Mairos

Ysake Melat é da Eritreia e Maria da República Central Africana. Fizeram milhares de quilómetros e hoje vivem em Bragança.

A+ / A-

Ysake Melat é da Eritreia e Maria da República Central Africana. Estas duas mulheres fugiram dos seus países, fizeram milhares de quilómetros, sobreviveram à viagem de barco para atravessar o Mediterrâneo e hoje vivem em Bragança.

Ysake Melat, 24 anos, natural da Eritreia. Fugiu da fome e de um país pobre, sem futuro, domado com mão de ferro por um temível ditador.

Fugiu por vários países africanos. Entrou num barco com destino à Europa e chegou a um campo de refugiados, em Itália. De lá veio para Bragança. Chegou grávida há cerca de um ano. O filho, Yosefe, nasceu em Bragança e tem oito meses.

O marido está no Sudão e a mãe de Melat na Eritreia. Apesar das saudades da família que “está longe”, Melat está feliz em Bragança. Trabalha na lavandaria da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e gosta muito do que faz.

“Tenho aqui trabalho. Tenho dinheiro e posso mandá-lo para lá, porque a minha mãe não tem trabalho e não tem mais ninguém”, conta à Renascença. O futuro é incerto, mas, “se Deus quiser”, diz, vai ficar em Bragança. “As pessoas aqui são muito simpáticas e ajudam muito”, diz sorridente.

O sonho de Melat é conseguir trazer o marido e construir aqui o futuro. “Tenho um bebé pequenino, muito pequenino, de oito meses e o pai só o conhece pela internet”, diz.

Yosefe é uma criança sorridente, muito bem-disposta. Frequenta o infantário da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. Foi baptizado na catedral da cidade, na vigília pascal, e a madrinha é Eugénia Pires, técnica da Santa Casa da Misericórdia de Bragança.

“É mesmo a expressão da solidariedade e da boa vontade do voluntariado na sua expressão máxima”, observa Eugénia.

“Além de tudo o que fazemos como técnicos na Santa Casa da Misericórdia, também temos as nossas vontades e os nossos sentimentos e não conseguimos desligar os sentimentos do trabalho. Fazemos isto com emoção e com vontade e a questão da solidariedade é muito importante. E sinto-me muito grata por ter tido esta oportunidade de o demonstrar através do Yosefe e ajudar também a mãe na integração em Bragança”, acrescenta.

“Aqui é toda a gente igual”

Maria, com aspecto de jovem, não sabe a idade. É muçulmana. Deixou dois filhos na República Central Africana. O terceiro nasceu em Itália, num campo de refugiados depois de, como Melat, ter fugido por vários países africanos e entrado num barco para chegar à Europa.

Está em Bragança, também, há cerca de um ano. O filho, Abdel Moustapha, tem um ano e está no infantário da Misericórdia. Maria sente-se bem na cidade e diz que já aprendeu a “passar, por roupa na máquina, dobrar, separar a roupa de 40 e de 60 cm”.

Gosta de estar em Bragança porque “ganha dinheiro” e tem a “ajuda de muitas pessoas”. E o dinheiro vai quase todo para o seu país, porque, diz, “a família precisa muito”.

As colegas de trabalho gostam muito de Maria e também de Melat. E “a integração foi fácil”, assegura a responsável pela lavandaria, Odete Coelho.

“À medida que as refugiadas vão aprendendo o ofício, também aprendem o português. E já comunicam bastante bem”, diz Odete, realçando que “elas querem aprender e têm força de vontade”.

São duas funcionárias como as outras, “e tem que ser. Aqui é toda a gente igual. Não há diferenças”.

Não há diferenças e a preocupação da Santa Casa da Misericórdia de Bragança é proporcionar a estas duas mulheres uma verdadeira integração profissional e social.

“A nossa preocupação tem sido garantir que encontrem aqui uma segunda vida, uma segunda oportunidade na vida, no sentido de esquecer rapidamente tudo aquilo que ficou para trás e procurar integrá-las também, cada vez mais rápido possível, na nossa comunidade. Foi para isso que nos candidatamos na altura e é nessa forma de estar que nós continuamos”, explica o provedor da instituição, Euleutério Alves.

Acompanhamento de proximidade

As duas mulheres residem com os filhos na casa Abrigo que pertence à instituição que as acolheu e lhes dá trabalho. Têm casa, água, luz, televisão, internet - tudo pago pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança.

Ganham o ordenado mínimo, contam com apoios financeiros da plataforma de apoio aos refugiados e também com a generosidade de muitos voluntários que ajudam com géneros alimentares e não só.

Há voluntários que vão com elas às compras, ao médico e a outros locais e fazem um acompanhamento de proximidade, para uma cada vez maior integração.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves, mostra-se disponível para receber mais refugiados, inclusive “crianças não acompanhadas”, e refere que a instituição mantém em aberto também outro programa destinado “a refugiados com perfil diferente”, nomeadamente agregados familiares que queiram trabalhar nas zonas rurais.

“Este programa ainda não teve candidatos”, lamenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    21 jun, 2017 Lisboa 13:02
    A quantidade de ditadores que estas pessoas inventam ! Os amaricães,russos e franceses fizeram refugiados para saquear as riquezas do sub-solo e nós recebemos os refugiados.Está certo!Só pode ser um Povo inteligente. Já vi estes refugiados aproveitarem-se da ingenuidade dos portugueses. Vão todos para o raio que os partam começando pelos que chamam governantes deste triste Portugal!
  • Maria
    20 jun, 2017 Porto 14:26
    Bem hajam!
  • Ora bem!
    20 jun, 2017 dequalquerlado 14:09
    Assim dá gosto de ver estas pobres mulheres que têm o sorriso de feliz e são tratadas com dignidade. Pelo menos se sentirem gratidão, se não andarem todas tapadas e respeitarem os nosso costumes já por isso merecem o meu respeito.

Destaques V+