Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa exige saber já o que correu mal em Pedrógão Grande

20 jun, 2017 - 12:50

O primeiro-ministro pede esclarecimentos urgentes sobre três questões essenciais que poderão ter influenciado decisivamente o evoluir dos acontecimentos no incêndio de Pedrógão Grande.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro pediu esclarecimentos urgentes sobre o funcionamento da rede de SIRESP no incêndio de Pedrógão Grande e sobre os motivos da ausência de encerramento da estrada nacional 236-I, onde ocorreu um elevado número de mortes.

No despacho assinado na segunda-feira por António Costa e a que a agência Lusa teve acesso, são pedidos esclarecimentos sobre três das circunstâncias por apurar em relação às consequências trágicas do incêndio de Pedrógão Grande.

O chefe do Governo quer saber se "houve no local circunstâncias meteorológicas e dinâmicas geofísicas invulgares que possam explicar a dimensão e intensidade da tragédia, em especial no número de vítimas humanas, sem paralelo nas ocorrências de incêndios florestais, infelizmente tão frequentes em Portugal".

SIRESP esteve interrompido?

Pergunta também António Costa se é possível confirmar a informação de que houve interrupção do funcionamento da rede SIRESP (Rede Nacional de Emergência e Segurança).

Em concreto, Costa quer saber "porquê, durante quanto tempo, se não funcionaram as suas próprias redundâncias e que impacto teve no planeamento, comando e execução das operações, como se estabeleceram ligações alternativas".

Finalmente, o primeiro-ministro deixa a interrogação sobre a razão pela qual "não foi encerrada ao trânsito a Estrada Nacional (EN 236-I), foi esta via indicada pelas autoridades como alternativa ao IC 8 já encerrado e foram adoptadas medidas de segurança à circulação nesta via".

Para um rápido esclarecimento destas questões, António Costa determina que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e a Guarda Nacional Republicana respondam, respectivamente, a estas três questões, "sem prejuízo da avaliação global que terá lugar no termo das operações ainda em curso”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    21 jun, 2017 Lisboa 12:58
    Salazar conhecia bem estas quadrilhas que se apossaram de Portugal !Este exige saber ?Agora ,depois do que aconteceu? Só o ar da Pindérica dá dó ! Tirem essa bandeira dos colêtes ,vendilhões que destruíram Portugal para entregar aos patrões estrangeiros!
  • bea
    21 jun, 2017 sba 10:52
    O que correu mal???????? Tudo: Floresta(?) mata desordenada, falta de limpeza, mais que não seja ao pé das casas. Ainda agora nas noticias das 8 h se via uma aldeia rodeada de erva alta e em vez de se andar com maquinas a cortar a erva, não, é só agua, . O que ouvimos hoje , foi o mesmo que ouvimos em outros tantos anos passados e em outros cenários mas sempre sem culpados e sem alterar alguma coisa. Infelizmente este ano, ainda só hoje começou o verão e a situação não poderia ser pior, mas porque não começar a limpeza das bermas das estradas e em redor das casas em todo o País ?
  • rosinda
    21 jun, 2017 palmela 01:15
    para retirar confiança justificava-se!
  • rosinda
    21 jun, 2017 palmela 01:13
    para dizer que mantem a confiança na ministra nao percebo o que diabo foi ele fazer a tvi?
  • 20 jun, 2017 aldeia 21:36
    Simples!....nada funcionou.Não há articulação de serviços acerca de incêndios,ninguém ouve quem sabe e não se faz nada,fala-se.....fala-se.....e nada se faz.
  • maria
    20 jun, 2017 lisboa 17:30
    para quem nao leu aqui estao as palavras de alguem que viu e ouviu------“Queria desmentir o que a comunicação social diz acerca da tempestade. Não houve relâmpago, quando já tinha ardido tudo é que vieram os relâmpagos. Hoje, houve relâmpagos bem maiores. Havia fogo por todo o lado. Era ali em cima, era em baixo, à frente. Tudo no espaço de minutos. Questionem o que andavam a fazer três avionetas na sexta-feira. Toda a gente as viu”, suspeita Vanda, de 48 anos.
  • RC Victor
    20 jun, 2017 Lx 17:15
    Comece pela 'ministra' que já se devia ter demitido ou já devia de a ter demitido por razões mais que óbvias, incompetente, vaidosa, mal agradecida impedindo uma preciosa ajuda profissional e com bons meios vinda da Galiza quando está metade do país a arder sob o pretexto de que não conhecem o terreno, conhecem tanto ou tão bem como todos os bombeiros que foram dos mais diversos pontos do país. Não merece respeito nem consideração.
  • 20 jun, 2017 évora 16:59
    Pedir responsabilidades ? Os responsáveis já todos nós sabemos quem são ! pois, pois, o ZÉ Povinho, o pequeno proprietário que não limpa as matas! Acho é estranho as matas dessas empresas de celulose não serem atingidas e não me venham dizer que estão limpinhas, claro, estão limpinhas como as do Estado, não é verdade ? QUANDO CONFISCAREM AS PEQUENAS PROPRIEDADES AO ZÉ POVINHO E SEREM ENTREGUES AOS GRUPOS DE LADRÕES vocês até vão ver terrenos ONDE SE NÃO PODIA CONSTRUIR, A SEREM CONSTRUIDOS PRÉDIOS PARA RENDIMENTOS DESSAS QUADRILHAS e a fazerem com que o ZÉ saia lá da sua aldeia e venha morrer em pouco tempo nas colmeias que eles constroem para os roubar.
  • mendes
    20 jun, 2017 braga 15:46
    faco um apelo aos reporteres da rr mostrem que sao diferentes dos outros -perguntem ao 1 ministro o que foi feito da peticao que o ano passado foi entregue a assembleia da republica para agravar as penas dos incendiarios-perguntem ao 1 ministro porque e que nao ha guardas florestais e cantoneiros perguntem aos presidentes das camaras porque policias municipais em vez de cantoneiros -perguntem ao 1 ministro quem sao os donos dos avioes de combate a incendios e quanto e que eles cobram rr convidem oucas as populacoes e nao os ministros e os benfalantes da politica mostrem ao povo que a rr e uma radio diferente uma radio que nao se ajoelha ao poder politico
  • JULIO
    20 jun, 2017 vila verde 15:19
    Não hà governo que faça cualquer coisade bem com esta admnistração publica é sò irresponsaveis e parasitas é igual que seja PS OU PSD

Destaques V+