Tempo
|
A+ / A-

Incêndio em Pedrógão “evolui favoravelmente” mas combate “mantém-se difícil"

19 jun, 2017 - 10:13

Não há condições para meios aéreos actuarem, diz comandante de operações de socorro. Elísio Oliveira destaca o “papel fundamental” e “a colaboração” da população.

A+ / A-

Em directo: Toda a informação sobre Pedrógão Grande e outros incêndios


O combate ao fogo que começou no sábado em Pedrógão Grande “mantém-se difícil” nesta manhã de segunda-feira, mas a situação “evolui favoravelmente nos três distritos afectados”: Leira, Castelo Branco e Coimbra.

São as últimas informações do terreno, dadas aos jornalistas pelo comandante de operações de socorro, Elísio Oliveira.

No terreno estão mais de 900 operacionais, que se esforçam para “dominar o incêndio o mais rapidamente possível”.

“Todo o teatro de operações é preocupante” e “há locais a que não temos acesso”, como “vales encaixados e montanhas com altitude significativa”, onde “os meios terrestres não conseguem chegar”, explica o comandante operacional.

As condições meteorológicas adversas não permitem também “que os meios aéreos possam operar”.

“Temos de encontrar zonas de oportunidade e precisamos de tempo para resolver o problema”, sublinha.

Durante a noite, o trabalho feito por todos os operacionais no terreno foi produtivo, havendo já várias frentes “dominadas e algumas em estado de rescaldo”.

Elísio Oliveira destaca o papel da população. “Em todas as aldeias, a população tem tido um papel fundamental e, de uma forma consciente, tem respondido ao que precisamos”, colaborando “em conjunto com os bombeiros, a GNR, a Protecção Civil”.

Neste quadro, e tendo em conta que a situação pode “a qualquer momento complicar-se”, o comandante pede “espaço e tempo para trabalhar”.

“Temos de ter condições de segurança para as equipas poderem avançar”, remata.

O número de vítimas deste incêndio mantém-se em 62 mortos e igual número de feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+