Tempo
|
A+ / A-

Atropelamento faz um morto e 10 feridos junto a mesquita de Londres

19 jun, 2017 - 01:07

Situação aconteceu na zona de Finsbury Park, a poucas centenas de metros do Estádio do Arsenal. Polícia fez uma detenção e Governo e já admite "acto terrorista".

A+ / A-
Atropelamento faz um morto e 10 feridos junto a mesquita de Londres
Atropelamento faz um morto e 10 feridos junto a mesquita de Londres

Uma carrinha branca atropelou várias pessoas esta madrugada junto a uma mesquita, em Finsbury Park, no Norte de Londres, a poucas centenas de metros do estádio do Arsenal. Há pelo menos um morto e 10 feridos, confirma a polícia.

Um homem foi detido, avançam as forças de segurança, em comunicado. O suspeito, de 48 anos, está a ser sujeito a "avaliação". As autoridades estão já, no entanto, a classificar este incidente como "potencial ataque terrorista" e vão reunir o "Cobra", gabinete de crise presidido pela primeira-ministra Theresa May.

Não há indicação, segundo as mesmas fontes, de que tenha havido esfaqueamentos após os atropelamentos, como chegou a ser avançado por alguma imprensa ao início da madrugada.

"A polícia está no local a lidar com um incidente grave na Seven Sisters Road", adiantam as autoridades numa mensagem publicada na rede social Twitter.

A viatura atropelou várias pessoas que saíam de uma mesquita, depois das orações da noite, avança fonte policial citada pela Sky News. Isto, numa altura em que a comunidade muçulmana celebra o Ramadão.

Agentes da polícia contraterrorista juntaram-se à polícia normal para investigar os acontecimentos de Finsbury Park, avança o jornal "The Guardian".

A polícia foi alertada pelas 00h20 desta segunda-feira para o incidente em Finsbury Park.

A estação de rádio LBC avança que a carrinha abalroou um grupo de pessoas naquela parte da capital inglesa.

As estradas foram cortadas naquela zona de Londres. A polícia instalou barreiras e montou um perímetro de segurança.

Os serviços de emergência enviaram várias equipas para o local.

Uma testemunha disse à SKY News que viu, pelo menos, duas pessoas caídas no chão, a serem submetidas a manobras de reanimação.

"Outras pessoas estavam sentadas no chão, com as mãos na cabeça", relata Cynthia Vanzella, que mora em Finsbury Park.

As imagens divulgadas através das redes sociais mostram um grande aparato, com ambulâncias, carros da polícia e dezenas de transeuntes na rua.

As autoridades estão a investigar as causas deste atropelamento.

O Reino Unido sofreu três ataques terroristas nos últimos meses: dois em Londres e um em Manchester, no final de um concerto de Ariana Grande.

A polícia britânica, citada pela comunicação social, diz que ainda é cedo para dizer se o incidente desta madrugada foi uma acção terrorista.

Numa mensagem publicada na redes sociais, o Conselho Muçulmano britânico diz ter sido informado de que uma carrinha atropelou fiéis que saíam da mesquita de Finsbury Park.

"As nossas orações estão com as vítimas", refere o Conselho Muçulmano.

A primeira-ministra, Theresa May, já foi informada acerca da situação junto à mesquita de Finsbury Park.

Theresa May diz que os seus pensamentos estão com todos os que ficaram feridos no que apelida de "terrível incidente".

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, está "profundamente chocado" com os acontecimentos desta madrugada.

"Os meus pensamentos estão com a comunidade e com todos os que foram afectados por esteve acontecimento terrível", afirma o líder trabalhista.

[notícia actualizada às 05h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mais um!
    19 jun, 2017 sempre a mesma mda 11:31
    Quem foi o atacante, por---nunca se sabe logo a origem do atacante, se é muçulmano se não é, se já era referenciado. Sempre tanto mistério á volta do mesmo. Irra que isto já mete nojo!

Destaques V+