Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedrógão Grande. Governo decreta três dias de luto

18 jun, 2017 - 13:14

Com o número oficial de vítimas a ultrapassar os 60, esta é a maior tragédia humanitária em Portugal das últimas décadas.

A+ / A-
Tragédia em Pedrógão Grande. Pelo menos 62 mortos em incêndio
Tragédia em Pedrógão Grande. Pelo menos 62 mortos em incêndio

O Governo decretou este domingo três dias de luto nacional, na sequência da tragédia causada pelo incêndio de Pedrógão Grande. Os três dias começam este domingo, com efeito imediato, segundo nota divulgada pelo Conselho de Ministros.

As chamas, que começaram no sábado por volta das 14h00 e que continua activo fez já um total de 62 mortos, conforme dados actualizados, cerca das 13h10 de domingo, pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Entre as vítimas mortais, 30 foram encontradas em carros na estrada que leva ao IC8. O secretário de Estado revelou ainda que outras 17 pessoas foram encontradas na estrada, fora das viaturas ou à beira da via. Onze pessoas foram encontradas mortas em ambiente rural. Duas vítimas mortais referem-se a um acidente rodoviário.

Jorge Gomes disse ainda haver 54 feridos, a maioria civis, que foram levados para hospitais de Lisboa, Coimbra e Porto. Há oito bombeiros feridos, quatro deles em estado grave.

No terreno, está uma equipa a fazer a localização das vítimas. Caso seja encontrado um cadáver, é chamada a equipa da Polícia Judiciária.

O centro de saúde de Pedrógão Grande foi transformado num centro hospitalar para tratar os feridos e as vítimas do incêndio. Na Casa da Criança, junto à Santa Casa, estão elementos da segurança social para ajudar os desalojados e técnicos de apoio psicológico para informar e encaminhar as famílias das vítimas mortais.

Cerca de 700 homens estão no terreno. As chamas atingem os concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, com quatro frentes de fogo activas. Ao meio-dia, duas das frentes começavam a render-se ao combate.

Dois aviões canadair espanhóis chegaram para ajudar no combate às chamas e espera-se também ajuda francesa.

É já, de longe, o pior incêndio em termos de vítimas mortais de que há registo nas últimas décadas em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Faustino Fernandes C
    18 jun, 2017 Quinta do Anjo 23:23
    Não tenho palavras para descrever esta calamidade da natureza, um incêndio c/ esta dimensão não vi até hoje, com a idade que tenho 78 anos. Era impensável uma coisa assim. O que mais me atormentou foram as pessoas que morreram dentro dos carros. Horrível. Nada mais.
  • trestetas
    18 jun, 2017 setubal 16:16
    pergunto: Para que serve os três dias de luto? O que este governo deveria ter feito era tomar as devidas providencias para evitar todas estas ocorrências!! Este Costa no meu entender não passa de um demagogo!! Aliás tenho muito má impressão deste Costa porque mandou os seus subalternos marcarem uma reunião comigo a 4-8-2014 e até à presente não houve qualquer reunião!! Pior este senhor Costa não tomou de assalto o parlamento? alguma vez teve a maioria para ser primeiro ministro? Cabe aqui realçar que não estou de forma alguma a defender o anterior governo!! Antes pelo contrário no meu entender o senhor Presidente da Republica deveria dissolver todo o parlamento porque no meu entender não passam todos de uma ceita de oportunistas que só vêm o seu!! Agora cabe mencionar que se todas as vias de comunicação estivessem à sua esquerda e direita uma distancia de pelo menos 15m sem árvores quando me refiro a árvores quero dizer pinhal ou eucaliptal não teria partido tantos inocentes nomeadamente crianças na flor da idade que é o que mais me choca pois são totalmente indefesos como ex. uma criança de 4 anos, o que sabe esta criança fazer para se defender da total situação em que se encontrou? Desta forma no meu entender todas estas mortes se devem à má gerência deste governo as mesmas recaem sobre os seus ombros porque devia tomado já no ano anterior as medidas necessárias para evitar todas estas mortes/partidas.. Fico aqui repetindo que no meu entender, Este Costa no meu entender não passa de um demagogo!!
  • Jorge Pereira
    18 jun, 2017 Almada 15:53
    Vamos por partes! Se estavas previstas temperaturas muito elevadas para sábado e domingo, pergunto a mim mesmo, o que se fez de prevenção? Havia meios aéreos de prevenção? Portugal tem meios aéreos suficientes de combate aos incêndios? SE não tem, porque não se adquirem? Foi preciso esperar que viesses meios aéreos de Espanha e França depois do que aconteceu? Porque é que as coisas funcionam sempre assim?
  • pedro costa
    18 jun, 2017 vila real 15:50
    Apenas uma pergunta: Em relação ao ano anterior onde os srs politicos disseram e afirmaram que dessa altura para a frente é que iria ser e se iriam adoptar medidas de prevenção, gostaria que me dissessem o que foi emplementado? Para mim toda a Assembleia da Republica se deveria de demitir em bloco.
  • SUE
    18 jun, 2017 SAbugal 15:21
    A polícia são os maiores criminosos... QUEM REGOU AS ESTRADAS COM GASOLINA?? Ainda não chegaram a essa conclusão?? Ó inteligências superiores!! OS ASSASSINOS ESTÃO ESTRE NÓS!!
  • Manuel
    18 jun, 2017 Lisboa 15:16
    Sra ministra da administraçao interna esta a espera de que para pedir a demissao? Jorge coelho pediu de imediato.
  • Celta
    18 jun, 2017 Vigo 15:10
    Os assassinos continuam entre de nós. Mais uma vez morrem dezenas de pessoas e ninguém tem culpa... Onde andam as autoridades deste país desgovernado pela geringonça? Onde estava Kostov? Quando escrevo para a RR e digo que os jornaleiros andam a enganar as pessoas na questão dos avisos do IPMA, a RR simplesmente ignora. Agora os resultados estão à vista. Se a proteção civil em vez de andar a alertar inutilmente as pessoas, cumprisse com a lei, quando começou o incendio estaria preparada para ocorrer a uma situação de aviso vermelho como estava decretado. Até quando irão continuar a morrer inocentes porque as autoridades não cumprem com a seu dever. Em 2001 morreram 58 pessoas de quem foi a culpa? Ficou provado em tribunal que a culpa foi da chuva. Desta vez morreram mais de 60 e de quem foi a culpa? Da trovoada. Os assassinos continuam entre nós... Tenha vergonha na cara Sr António Costa!! Tenha vergonha. No ano passado foi uma catástrofe e este ano já é uma tragédia. Que mais falta acontecer?? Só sei que estamos por nossa conta, estamos entregues aos bichos!!
  • Pedro
    18 jun, 2017 Leiria 14:29
    Temos de ter uma união europeia que multe estes governos e protejam o povo destas faltas de meios e falta de planificação. Não uma união europeia que multa só por défices excessivos e bancos temos de ter uma união europeia que proteja o povo. ....
  • Jorge Martins
    18 jun, 2017 Portimão 14:22
    Em primeiro lugar as minhas sentidas condolências às famílias de todas as vítimas! Em segundo lugar, faço o que posso, pelos feridos! Não sou médico nem enfermeiro, mas posso "orar" pelos Feridos! Já o estou a fazer e não vou parar! Mas NÃO POSSO deixar de "comentar" uma coisa! Esta noite, O NOSSO PRESIDENTE apareceu no local à 1 da manhã! "Tiro o chapéu" ao Senhor Presidente da República! Ouvi, há pouco, que o Primeiro-Ministro só "lá foi" cerca das 13h30m de ... hoje! LAMENTAVEL!
  • mendes
    18 jun, 2017 braga 13:50
    3 dias de luto --pergunto o que e que isso vai ajudar as vitimas ---em nada---mas e o politicamente correcto-e fica bem ao governo

Destaques V+