Tempo
|
A+ / A-

Jaime Marta Soares fala em “algo descomunal” e “nunca visto"

18 jun, 2017 - 10:17

O presidente da Liga dos Bombeiros iliba os operacionais no terreno que, diz, agiram sempre de forma correcta mas numa situação “absolutamente incontrolável”.

A+ / A-

Em directo: Toda a informação sobre Pedrógão Grande e outros incêndios


Jaime Marta Soares descreve o incêndio de Pedrógão Grande como “algo descomunal” e “nunca visto nem imaginável devido à brutalidade da progressão das chamas, a rapidez com que se desenvolveram”.

O presidente da Liga dos Bombeiros descreve um cenário de ventos atípicos, a variar entre 60, 70 e 80 quilómetros por hora, numa zona geograficamente difícil.

Este é já o incêndio que fez mais mortos em Portugal nas últimas décadas. Muitas das vítimas, ao que se sabe todas civis, foram apanhadas desprevenidas pelas chamas dentro dos seus carros ou à beira da estrada. Jaime Marta Soares iliba, contudo, os bombeiros de qualquer falha.

“Perante um cenário destes, uma situação absolutamente incontrolável, de uma violência absolutamente anormal, as forças de combate rapidamente agiram dentro daquilo que são as práticas e os conhecimentos adquiridos, com competência, com profissionalismo”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio simões ferre
    21 jun, 2017 vila novade poiares 14:41
    Muito boa tarde , nasci na aldeia de olho marinho a caminho de gois, guardei gado na serra, é tudo mentira, anda se á mais de trinta anos a falar nisto, conseguem enganar o povo, todos os dirigentes sabem o que se passa. o negócio e muito grande, uns gastão milhares de euros em limpezas e são ameaçados de queima o povo tem medo investiguem e um nojo.... Melhores Cumprimentos
  • ai,ai,
    18 jun, 2017 penacova 19:07
    Não falem contra este senhor, conheço-o a ele e conheci pai e tios. GENTE DE TRABALHO E TUDO GENTE MUITO SÉRIA. Deixem o homem em paz. A inveja é o que vos faz falar !
  • Humberto Baião
    18 jun, 2017 Évora 14:36
    há 40 anos ke nada falha !! são só maravilhas !! Só falta o da Protecção Civil vir jurar que estava tudo protegido....
  • João Gomes
    18 jun, 2017 Lisboa 13:44
    Está frequentemente ao lado de Bruno de Carvalho, quando deveria estar junto dos Bombeiros e da ministrada Administração Interna a tratar deste grave problema. O presidente da liga dos bombeiros teve o descaramento de dizer : "os meios foram os adequados e as pessoas têm de acreditar que os bombeiros vão chegar". Todos os civis entrevistados no local, dizem que lutaram sozinhos na defesa das suas casas sem qualquer bombeiro. Sabendo-se que para além das muitas dezenas de mortos, arderam centenas de casas.
  • Luque
    18 jun, 2017 Viseu 12:19
    Esta triste figura é um incompetente que se arrasta á 30 anos na mama da Liga! Em todos as declarações efectuadas só defende os acólitos; porque não cortaram os acessos, onde falhou o combate, porque com toda a informação disponível ninguem dúvida que o que falhou foi o comando!!!!!!!!!!!!!! Criaram a protecção Civil para dar empregos a incompetentes, como se tem verificado infelizmente nos grande incêndios, falharam os bombeiros, que são o 2º maior orçamento do estado e falhou a ministra, devia de estar na discoteca. Lembrem-se do incêndio de Arouca, Algarve.... muitos e fracos. Paz ás almas destes nossos concidadãos e os meus sentimentos a todas as familias.
  • Rui Batista
    18 jun, 2017 Figueira da Foz 10:55
    O sr Jaime Marta Soares, que ponha o lugar a disposição, pois não è com palavras que se apagam incêndios, e sim com uma estrutura em condições e mais meios. Profissionalisem todos os bombeiros. Nao se oponham ao estatuto das carreiras únicas, e valorizem os bombeiros com vencimentos dignos e nao com 557€, pois se dignificassem os bombeiros e os profissionalizasem, teriam mais homens á disposição das populações e do socorro. Esses senhores so pensam em tirar partido dos bombeiros para se enaltecer perante as televisões (minha percepção)e não se preocupao com a realidade do outro que dá a vida e arrisca a vida em todas as ocorrências. Tem que se mudar algo e esse algo, começa pelo sr presidente da Liga, pois tem uma visão descentralizada da realidade e a estrutura não funciona porque o pensamento è apenas obsoleto e retrógrado, se profissionalizassem teriam mais meios, á semelhança dos países do estado membro. Profissionalisem , dêem valor,e reconheçam o esforço dos bombeiros que arriscam diariamente. Não se venha lamentar a dizer que.nao tem homens suficientes, dê condições, mude a mentalidade e verá que terá muitos mais homens, profissionais e valorizados. Tenho dito.
  • RIB
    18 jun, 2017 PORTO 10:52
    Eu já estou cheio de todos os anos, acontecer esta tragédia. Parece uma inevitabilidade, um espectáculo mórbido, onde até já há consumidores que o pesquisam. Depois a treta da treta, os políticos e suas culpabilizações, as pessoas reais a morrerem. Já mete nojo. Trate-se a floresta ou acabe-se com ela. Constrói-se em qualquer sítio. As organizações internacionais, como li neste espaço, a considerarem Portugal como um exemplo ambiental(?!), deve ser para rir. Porque é que, nesta altura do ano, não se entrega às populações meios e responsabilidade para cuidarem da floresta? Onde estão os guardadores da floresta? Não brinquem mais, não ofendam a minha sensibilidade humana. Até aqui, ninguém esteve ou está interessado em resolver este grave problema! As autárquicas estão à porta!!!!!!
  • Marquês de Púbol
    18 jun, 2017 Aveiro 10:51
    A única coisa que este senhor devia fazer, era apresentar a sua demissão imediata da Presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses! Pelos vistos, para Marta Soares, os bombeiros existem, apenas, para situações controláveis! A nível de Governo, de Protecções Civís e de todos os satélites que giram á volta deste negócio, admira ainda não ter havido pedidos de demissão e mesmo detenções por parte da PJ. Num teatro de operações desta grandeza, quem é que se esqueceu de encerrar as estradas? Ok, foi o vento que fez o fogo viajar á velocidade da luz, dirá uma qualquer comissão de inquérito a nomear pela ministra Constança... e encerra-se o assunto!
  • Evaristo Duarte
    18 jun, 2017 Castelo da Maia 10:47
    Incrivel. 57 mortes. Onde estão os irresponsáveis da proteção civil dos bombeiros. Que esperam para se demitir.
  • SALAZAR
    18 jun, 2017 LX 10:43
    O QUE É ELE TEM A DIZER DE HAVER APENAS DOIS MEIOS AÉREOS A COMBATER UM INDCÊNDIO DESTAS DIMENSÕES? NADA. O QUE INTERESSA VIIREM HOJE AVIÕES DE ESPANHA E FRANÇA? JÁ MORRERAM IMENSOS. SERÁ QUE PORTUGAL NÃO TEM DINHEIRO PARA AVIÕES DE COMBATES AOS INCÊNDIOS QUANDO TEM PARA SUBMARINOS, CAÇAS, BPP, BPN, BANIF, BES, CGD, ETC.? É TEMPO DE SANEAR ESTE PAÍS DE BANDIDOS E INCOMPETENTES.

Destaques V+