Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Schäuble volta a chamar Centeno de "Ronaldo". "Cumprir metas muda tudo"

16 jun, 2017 - 07:18

Ministro das Finanças alemão já elogiara Portugal, considerando que a intenção do Governo de pagar antecipadamente 10 mil milhões ao FMI demonstra que o programa de assistência "é uma história de sucesso".

A+ / A-
Centeno "Ronaldo" diz que cumprir metas "muda tudo", até opinião de Schäuble
Centeno "Ronaldo" diz que cumprir metas "muda tudo", até opinião de Schäuble
O ministro das Finanças, Mário Centeno, que voltou esta quinta-feira a ser chamado de "Ronaldo" pelo seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, durante uma reunião do Eurogrupo, comentou que o sucesso no cumprimento das metas pelo país "muda tudo".
"Portugal está a viver um momento muito positivo", na sua afirmação no processo de recuperação económica e financeira, "e isso obviamente transmite-se à opinião, que aqui há uns meses era infelizmente outra, de algumas pessoas. É muito positivo, não para mim pessoalmente, apenas como ministro das Finanças, que isso seja neste momento reconhecido, e é só isso que isto traduz", declarou aos jornalistas, no Luxemburgo.
Centeno falava aos jornalistas no final de uma reunião do Eurogrupo na qual foi saudado por Schäuble com um "Ronaldo", captado pelas câmaras de televisão, depois de o ministro alemão, na anterior reunião, em Maio passado, já ter alegadamente afirmado que o ministro português era o "Ronaldo do Eurogrupo".

À entrada para o encontro, o ministro das Finanças alemão já elogiara Portugal, considerando que a intenção do Governo de pagar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstra que o programa de assistência português "é uma história de sucesso".

Questionado sobre se é de desconfiar dos elogios de Schäuble, o ministro português disse que nunca se deve "desconfiar de elogios, principalmente quando lhes é reconhecido mérito".

"E é verdade que no crescimento económico, no crescimento do emprego, na queda do desemprego, na estabilização do sistema financeiro, através de captação de capital para a generalidade da banca portuguesa, se conseguiu mais neste ano e meio (que nos anteriores), em particular na credibilidade, porque atingir as metas é aquilo que dá credibilidade a um país, e Portugal finalmente atingiu as metas a que se propôs, exactamente na medida em que se propôs (...) Cumprimos e isto muda tudo", declarou.

Sobre se o relacionamento com o ministro alemão é agora melhor, retorquiu que "a relação com Wolfgang Schäuble sempre foi uma relação profissional, de dois ministros das Finanças de dois países que obviamente se respeitam".

"Tínhamos e mantemos opiniões distintas sobre algumas das questões que se põem à Europa, mas isso não impede de todo que colaboremos de uma forma muito construtiva na sua construção. O que se trata aqui é de reconhecer que Portugal tem um desempenho muito positivo em muitas áreas, e é isso que esses comentários revelam", concluiu.

Depois de participar na reunião do Eurogrupo, Centeno estará presente na sexta-feira na reunião alargada aos 28, o Conselho Ecofin, que vai formalmente aprovar a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, seguindo a recomendação do mês passado da Comissão Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    17 jun, 2017 Santarém 23:23
    Quem diria que de indisciplinado acabou com nota 20 dada pelo ainda não há muito endiabrado ministro das finanças alemão, isto é mais ou menos comparado com o deita-abaixo Stipras que acabou cordeirinho sorridente no meio dos diabólicos parceiros europeus, vêm com muita conversa e crítica mas acabam por ter que seguir pelos caminhos que outros estiveram obrigados a trilhar.
  • Alberto
    16 jun, 2017 Funchal 13:53
    Centeno nunca teria a coragem de Vitor Gaspar , nem Costa a de Passos.
  • ESQUERDELHOS TANGA
    16 jun, 2017 Lx 11:26
    Parece que o Centeno é também ele o bom aluno da Europa com o PCP e o BE a engolirem o que a Europa quer. E ainda foram além da troyka no deficit...Assim, lá vão os kamaradas Jerónimo e a Katrina ter que engolir uns elefantes bem grandes...Já foram domesticados, pobres coitados... Os serviços públicos não pagam a fornecedores, os hospitais vão ser obrigados pelo ministro a cortar 35 por cento e lá se foi o SNS para o galheiro com as políticas das esquerdas unidas... As cativações para atingir o défice fizeram o SNS claudicar...Onde andam aqueles que falavam da falência do SNS que agora nada dizem?
  • rosinda
    16 jun, 2017 palmela 10:44
    Esta comparacao significa que centeno tambem deve dinheiro ao fisco!!
  • antonio
    16 jun, 2017 lisboa 09:58
    Qualquer um de nós teria este resultado. Os 5 milhões de turistas são a galinha dos ovos de ouro.

Destaques V+