Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Túnel do Marão. Reabertura poderá demorar "alguns dias"

12 jun, 2017 - 10:49 • Olímpia Mairos com Lusa

A circulação automóvel foi cortada no domingo à noite, devido a um incêndio com um autocarro com 20 passageiros, que ardeu dentro do túnel sem causar vítimas.

A+ / A-

O trânsito no túnel do Marão só deverá estar normalizado "dentro de alguns dias", avança a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP informa que o trânsito na galeria norte do Túnel do Marão, sentido Vila Real-Porto, foi restabelecido às 06h30 desta segunda-feira.

“O tráfego na galeria sul, no sentido Amarante-Vila Real, será reposto após se determinar com exactidão a extensão dos danos, o que será feito ao longo do dia de hoje com as equipas da IP e das empresas construtoras e instaladoras”, indica a IP.

De acordo com a empresa, a “reabertura está dependente da disponibilidade de reposição dos equipamentos afectados, prevendo-se que possa ocorrer dentro de alguns dias”.

Anteriormente, uma fonte da Infraestruturas de Portugal (IP), que gere a rede rodoviária nacional, tinha adiantado à agência Lusa que o trânsito tinha sido reaberto na galeria sul, sentido Amarante-Vila Real, mas entretanto a empresa esclareceu que a reabertura foi no sentido contrário.

A circulação automóvel foi cortada no domingo às 20h35 em ambos os sentidos, e desviada para o IP4, devido a um incêndio com um autocarro com 20 passageiros, que ardeu dentro do túnel sem causar vítimas.

Segundo o comandante Álvaro Ribeiro, da Protecção Civil de Vila Real, que se baseia em declarações do motorista do autocarro, “acenderam-se duas luzes no tablier” e, quando o motorista “foi ver o que se passava, ao fazê-lo, saíram logo dois grandes rolos de fumo e o motorista, de imediato, começou a evacuar o autocarro”.

O alerta foi dado à Autoridade Nacional de Protecção Civil, às 20h30. E de imediato foi accionado o plano de emergência para o túnel. Chegados ao local, os meios de socorro tiveram dificuldade em entrar devido ao “fumo intenso”.

Os 20 passageiros foram retirados em segurança do veículo, que fazia a ligação Braga-Bragança, tendo passado para a outra Galeria do Túnel do Marão. Fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro disse à Renascença que “quatro jovens pediram assistência por inalação de fumo”, mas foram situações “muito ligeiras”.

O veículo ficou todo destruído e o fogo afectou o piso, as paredes e o sistema de iluminação daquela zona do túnel.

O trânsito na A4, zona do Túnel, foi cortado em ambos os sentidos e a circulação rodoviária foi desviada para o IP4.

Técnicos da Infraestruturas de Portugal estão agora a proceder a averiguações para aferir a segurança da galeria para a sua reabertura.

Em comunicado, a IP informa que “o tráfego na galeria sul, no sentido Amarante-Vila Real, será reposto após se determinar com exactidão a extensão dos danos, o que será feito ao longo do dia de hoje, com as equipas da IP e das empresas construtoras e instaladoras”.

A empresa acrescenta ainda que a “reabertura está dependente da disponibilidade de reposição dos equipamentos afectados, prevendo-se que possa ocorrer dentro de alguns dias”.

Não se sabe ainda o que terá estado na origem do fogo, mas a empresa proprietária do autocarro já anunciou que vai abrir um inquérito para apurar as causas.

Segundo o CDOS de Vila Real, no combate às chamas estiveram 48 homens, apoiados por 19 viaturas, das corporações de bombeiros de Vila Real e de Amarante.

O Túnel do Marão, que liga Amarante, no distrito do Porto, a Vila Real, abriu em Maio do ano passado e tem duas galerias gémeas, cada uma com duas faixas de rodagem e com um comprimento de 5.665 metros.

O incêndio com o autocarro de passageiros foi o primeiro acidente do género ocorrido num túnel em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+