Tempo
|
A+ / A-

É empresário e quer investir? Toda a informação no novo Espaço Empresa

05 jun, 2017 - 09:14

Esta medida insere-se no âmbito do Simplex+. Primeiros espaços arrancam nos distritos de Leiria e Santarém.

A+ / A-

O ministro da Economia inaugura os três primeiros Espaço Empresa nos distritos de Leiria e Santarém, um "ponto único de acesso" de informação para as empresas, desde as suas obrigações até às oportunidades de negócio.

"O Espaço Empresa é onde se pretende que os empresários portugueses possam obter toda a informação sobre fundos comunitários, sobre os procedimentos que têm de fazer para fazer investimento, os licenciamentos, os procedimentos, as coisas que precisam de resolver", afirmou Manuel Caldeira Cabral à agência Lusa.

Esta medida insere-se no âmbito do Simplex+, programa de simplificação administrativa.

"O que queremos é um ponto único de entrada na rede que permita a quem queira investir ou a uma empresa", que queira entrar com um projecto, poder obter dados sobre mesmo "e ter um espaço de atendimento personalizado no sector público que lhe permita ter acesso a essa informação", acrescentou o governante.

Assim, foi feito um acordo entre a AMA - Agência para a Modernização Administrativa, o IAPMEI e a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para que as três entidades, coordenando-se no serviço que já prestam às empresas, “possam dar uma resposta única sem estar sempre a dizer ao empresário que para resolver mais esse problema tem de se dirigir a outra entidade ou local", explicou.

Esta iniciativa "arranca agora como um projecto-piloto em Leiria, Abrantes e Ansião", disse Manuel Caldeira Cabral, adiantando que o objectivo é que este "vá desenvolvendo os serviços a prestar às empresas para que no futuro possam ter um ponto único de entrada e de relação com o Estado onde podem não só ser informadas, como podem resolver todos os problemas de licenciamento".

Ou seja, o Espaço Empresa é muito semelhante ao que as Lojas do Cidadão representam para os cidadãos, mas neste caso dirige-se às empresas.

"Estamos também a trabalhar com uma série de outras instituições públicas como a APA [Agência Portuguesa do Ambiente], do Ministério do Ambiente, com instituições do Ministério do Emprego, com um conjunto de amplo de instituições públicas porque o que sabemos é que as empresas têm de lidar com todo o Estado e não queremos que as empresas para lidarem com todos os aspectos do Estado tenham de ir a um sem número de sítios", afirmou.

Até ao final do ano, adiantou, este projecto vai ser reavaliado, pretendendo-se "abrir mais alguns Espaço Empresa, quer em conjunto com as câmaras municipais, quer em espaços que são hoje do IAPMEI ou da AMA".

O objectivo é "estender este projecto a todo o país, fazê-lo em muitos casos em colaboração com as câmaras municipais ou com as associações empresariais para que os serviços que já hoje" as autarquias e as associações prestam às empresas "possam ser conjugados com o maior apoio deste projecto”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EMICRUZ
    05 jun, 2017 OLIVEIRA DE FRADES 13:54
    NÃO QUERO INVESTIR. QUERO VENDER A UM INVESTIDOR. CRUZ
  • Mauro Moraes
    05 jun, 2017 Bragança 13:40
    Boa iniciativa.

Destaques V+