Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pratos vegetarianos ​chegam às cantinas e refeitórios públicos

01 jun, 2017 - 10:15

Algumas escolas anteciparam-se e oferecem ementas mais saudáveis, mas a procura não tem sido grande.

A+ / A-

As cantinas e refeitórios públicos estão a partir desta quinta-feira obrigados a oferecer todos os dias, pelo menos, uma opção de comida vegetariana nas suas ementas. A lei, publicada em Abril em "Diário da República", prevê, no entanto, um período de adaptação por seis meses.

A nova legislação aplica-se às cantinas e refeitórios, por exemplo, de escolas, hospitais, universidades ou estabelecimentos prisionais.

Para combater o desperdício alimentar, a legislação prevê dispensar escolas e unidades do Serviço Nacional de Saúde desta opção caso não haja procura. Caso a procura exista mas se for reduzida, as entidades gestoras das cantinas podem estabelecer um regime de inscrição prévia para a opção vegetariana.

As ementas vegetarianas são programadas sob orientação de técnicos habilitados e têm em conta a composição da refeição, garantindo a sua diversidade e a disponibilização de nutrientes que proporcionem uma alimentação saudável”, acrescenta o diploma.

Segundo a Direcção Geral de Saúde (DGS), as dietas vegetarianas têm benefícios importantes, como a redução da prevalência de doença oncológica, obesidade, doença cardiovascular, hiperlipidemias (gorduras no sangue), hipertensão, diabetes.

Escolas anteciparam a lei

Várias escolas anteciparam a entrada em vigor da legislação e já oferecem ementas vegetarianas.
Para o presidente da Associação Nacional dos Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, trata-se de uma boa medida: "Tudo o que é saudável, a escola deve apoiar".
Acredita, porém, que a procura deve ser "muito residual", pelo menos no início, uma vez que não é comum haver pedidos para alimentação vegetariana nas escolas.

"No agrupamento que dirijo [Vila Nova de Gaia], com mais de 2.000 alunos, nunca tive nenhum pedido", afirmou.

As escolas, especialmente as que servem refeições confeccionadas no local, estão neste momento a preparar-se para servir os alunos que escolherem esta opção.

"Estou a dar formação à minha cozinheira, temos seis meses para nos adaptar", referiu, acrescentando que, nos casos em que as refeições são concessionadas a empresas, a opção vegetariana tem de constar nos cadernos de encargos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Horacio
    19 set, 2017 Lisboa 14:54
    A opção vegetariana e uma boa ideia .mas a opção saudável devia de ser obrigatória .ou seja fazer a comida com menos sal e açúcar .cortar os fritos . Devia de ser obrigatório. Muitos vão chiar de inicio mas como tudo na vida acabam por acostumar é gostar .e será bom para a saúde e aparência deles . Hoje é logo nas escolas que se. Podem criar bons hábitos ,porque em casa alguns pais já desistiram de ensinar.

Destaques V+