Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo quer “responsabilizar” pais que não vacinem filhos

01 jun, 2017 - 08:33

Ministro da Saúde diz que o assunto ainda está a ser estudado e anuncia forte aposta nas campanhas de sensibilização.

A+ / A-

O Governo quer responsabilizar os pais que recusem vacinar os filhos. A intenção é anunciada pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, em entrevista ao jornal "Público".

Nestas decalarações o ministro mostra-se cauteloso mas assume que a “possibilidade mais prática” é um documento escrito.

Para já, Adalberto Campos Fernandes pediu às escolas para identificarem as crianças que não estão a cumprir o programa nacional de vacinação, para que as autoridades de saúde possam contactar as respectivas famílias.

O governante revela ainda que será apresentado esta quinta-feira "um novo modelo de governação do Plano Nacional de Vacinação" que passa por "um reforço da cooperação entre o sector da saúde e os múltiplos parceiros sociais, com particular enfoque numa parceria reforçada com a comunidade educativa, envolvendo as famílias e as escolas".

Questionado sobre como pode ser reforçada essa cooperação, o ministro aponta para um aprofundamento das "medidas activas de divulgação das vantagens da vacinação, nomeadamente com campanhas de informação que passarão a ser regulares, duas vezes por ano".

De acordo com a Direcção-geral de Saúde (DGS), desde 1 de Janeiro e até ao dia 16 de Maio foram notificado 145 casos possíveis de sarampo, mas apenas se confirmaram as suspeitas em 29.

Dos 29 doentes que contraíram a doença, 17 não estavam vacinados; 19 tinham 18 ou mais anos e 13 foram internados, tendo 12 deles tido já alta. O outro décimo terceiro caso foi o caso da jovem de 17 anos que acabou por falecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+