Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juiz da operação "Lava Jato" acredita que no "final do processo teremos um Brasil melhor"

30 mai, 2017 - 20:23

Nas Conferências do Estoril, Sérgio Moro disse que a corrupção é "vergonhosa", mas o Brasil está a dar passos firmes no seu combate.

A+ / A-

Edward Snowden, Madeleine Albright, Joseph E. Stiglitz, Sérgio Moro e Baltasar Garzón são alguns dos oradores da edição 2017 das Conferências do Estoril, que decorrem de 29 de Maio a 1 de Junho. A Renascença é a rádio oficial. Assista em directo às conferências aqui


A corrupção descoberta no Brasil é "vergonhosa", mas o país está a dar "passos sérios e firmes" no combate deste crime no país, garante o juiz federal brasileiro Sérgio Moro.

"O Brasil está dando passos sérios e firmes no enfrentamento da corrupção sistémica e não há nenhuma vergonha neste tipo de acção", declarou o responsável pela operação "Lava Jato" durante a sua intervenção nas Conferências do Estoril, que decorrem até quarta-feira.

O juiz federal brasileiro referiu que "de facto, considerando os casos que já foram julgados, estando ainda outros pendentes, a corrupção descoberta no Brasil é vergonhosa".

"Nos casos enfrentados no Brasil, as pessoas olham atentamente e se espantam com os níveis de corrupção nesta investigação chamada operação Lava Jato", indicou, sublinhando que as mesmas pessoas devem ter outra perspectiva desta situação, percebendo os avanços já realizados no combate à corrupção no país.

A operação “Lava Jato” investiga no Brasil um grande esquema de corrupção que envolve vários sectores, como o da política e empresarial, e empresas como a Petrobras.

Segundo Sérgio Moro, todo esse processo envolve o país: "Não é uma acção somente de juízes e de procuradores, é o anseio da sociedade brasileira para que tenhamos um país mais limpo".

"Acredito que, apesar de todas estas turbulências, ao final do processo nós teremos um país melhor, uma economia mais forte com uma democracia de melhor qualidade, no qual a corrupção sistémica passe a ser apenas uma triste memória do passado", garantiu.

"Isso não é algo ainda garantido, esse é um trabalho em andamento, mas é possível ter esperança e não digo somente no Brasil, mas quem sabe em toda a região, que é costumeiramente identificada como tendo problemas graves com a corrupção", sublinhou.

Uma epidemia de corrupção

Segundo o juiz brasileiro, a corrupção pode adquirir um aspecto mais grave e quando se torna habitual, quando se torna uma regra de comportamento, é denominada "corrupção sistémica".

Sérgio Moro disse que a corrupção sistémica afecta a economia de qualquer país, porque acaba por afugentar os investidores externos e internos.

"Mas, não só isso, muitas vezes este sistema de corrupção impede que agentes envolvidos na economia de um determinado país tomem as melhores decisões do ponto de vista económico para aquele país", afirmou.

Para Moro, a corrupção sistémica é prejudicial especialmente no aspecto da democracia. "A democracia é fundada na confiança entre governantes e governados. Mas, em contexto de corrupção sistémica, esta confiança é extremamente abalada", garantiu.

Para o juiz brasileiro, "é urgente, prioritário enfrentar a corrupção em todas as suas formas, mas especialmente esta dita corrupção sistémica", com o envolvimento do judiciário, da sociedade civil, do sector privado e dos políticos não envolvidos na corrupção.

"Isso tudo é necessário para combater a corrupção sistémica, para que passe a ser apenas um comportamento desviante e não uma regra de comportamento", referiu.

"Um enfrentamento judicial, observando evidentemente com o devido processo, mas tendo presente que a corrupção sistémica é tão grave como o crime organizado e aquelas ferramentas que muitas vezes são utilizadas para enfrentar o crime organizado também se fazem necessárias para o enfrentamento da corrupção sistémica", disse.

Moro estava a referir-se, nomeadamente, ao mecanismo de delação premiada (que dá vantagens ao denunciante, como a redução de pena de prisão, ao delatar os crimes de corrupção), tendo defendido esta ferramenta, assegurando que não é a única utilizada e precisa de corroboração de provas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+