Tempo
|
A+ / A-

Como ganhar o Euromilhões? Responde quem sabe... de matemática

26 mai, 2017 - 14:16

Em dia de "jackpot", a Renascença pediu conselhos a Rogério Martins, matemático e apresentador do programa “Isto é Matemática”, da SIC.

A+ / A-

É o maior "jackpot" do ano, até ver, e entra para o top-15 dos maiores "jackpots" de sempre no Euromilhões: 129 milhões de euros. A hipótese de acertar, todavia, mantém-se: é de 1 em 117 milhões.

A Renascença pediu um conselho ao apresentador do programa “Isto é Matemática”, da SIC. O matemático Rogério Martins começa por sugerir “evitar chaves que sejam muito chegadas”.

“É uma coisa que eu faria, tentaria procurar uma chave pouco usual. Tirar uma chave à sorte de um sítio qualquer seria a forma mais fiável de conseguir uma chave que pouca gente jogue”, observa.

E acrescenta: “se há alguma coisa que tenho a aconselhar é isso, escolherem chaves pouco usuais que não sejam datas de nascimento, não sejam datas especiais, que não sejam números que tenham visto em algum lado. Isso pode ser uma pequeníssima vantagem”, revela.

Mas Rogério Martins deixa a ressalva: “se gostam mesmo de jogar com uma data de nascimento e se acreditam que aquela é a chave que vai ser vencedora, pois joguem e não se preocupem mais com isso”.

O primeiro prémio em jogo de 129 milhões é o maior do ano, mas o maior valor de sempre foi de 190 milhões e o boletim vencedor foi registado em Castelo Branco, em 2014. Em Portugal, se sair a apenas a um apostador, 20% é para o Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Handem cande
    25 nov, 2017 Benfica Lisboa 14:59
    Joguei muitas vezes não certei nenhum número, será que isso não fraude? Eu nunca teve sorte.
  • António
    29 mai, 2017 Ribatejo 22:14
    Datas de aniversário não? Mas que treta! Até saírem as bolas... qualquer chave, mesmo a mais "pouco usual" que possa existir, é potencial ganhadora. Não há estatística que resista.
  • SAIR APENAS A UM
    29 mai, 2017 SUL 20:30
    SE SAIR A DOIS EM PORTUGAL TAMBEM SÃO VINTE POR CENTO PARA O ESTADO
  • ao onofre batista
    29 mai, 2017 port 11:36
    Claro que tem de matemática! O algoritmo em que assenta é matemática! Probabilidades e estatística é a base!...
  • Marlene
    27 mai, 2017 Portugal 14:10
    gostaria de saber como faço para acompanhar os números mais repetido pra ganhar
  • Roberto Dias
    27 mai, 2017 Rio de Mouro 10:05
    Então a Curva de Gauss já não existe?
  • ONOFRE BAPTISTA
    27 mai, 2017 LUANDA 09:26
    Mas o que é que o euromilhões tem de matemática?!!!!!!!!! As probabilidades da saída são iguais para todos os números. O melhor mesmo, é jogar com chaves fixas pois, talvez um dia, essa combinação saia... ou talvez saia quando eu me esquecer de jogar como foi o caso de ontem. Nem quero ver a chave para que não me dê um fanico.
  • Manuel
    27 mai, 2017 Braga 01:40
    E verdade
  • Mila duarte
    27 mai, 2017 Canidelo-v.n.gaia 00:01
    O maior premio ke podera sair a cada um de nos,sera sempre conservar o nosso emprego isso ja e um euro milhoes.
  • mara
    26 mai, 2017 Portugal 23:09
    Só jogo na esperança de realizar um sonho de miúda, como é para realizar algo de bom para os outros nunca me sai nada...

Destaques V+