Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oito reclusos sobem ao palco para interpretar "O filho pródigo"

25 mai, 2017 - 10:05

Da autoria de Helder Wasterlain e João Maria André a peça conta com as participações de Fernanda Lapa, Fernando Soares, João Melo, Mário Moutinho e de Nuno Meireles e Rui David na interpretação musical.

A+ / A-

Oito reclusos e reclusas dos estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo participam no Porto, com actores profissionais, na peça de teatro "O filho pródigo", inserida num projecto de reinserção social.

Objecto da tese de doutoramento em Estudos Artísticos da encenadora que quis apresentar um trabalho sobre o teatro "enquanto transformador e meio de reinserção destes grupos de discriminação", a peça leva cinco meses de preparação "sempre em contexto prisional", disse à agência Lusa a encenadora Luísa Pinto.

Cinco homens e três mulheres juntaram-se a quatro actores e músicos profissionais para ensaios sempre às segundas-feiras em que tiveram de "baixar à condição dos reclusos, sendo revistados, ficando incontactáveis e ensaiando sempre com barulho de fundo", descreveu Luísa Pinto.

Da autoria de Helder Wasterlain e João Maria André a peça conta com as participações de Fernanda Lapa, Fernando Soares, João Melo, Mário Moutinho e de Nuno Meireles e Rui David na interpretação musical.

Da peça, Fernanda Lapa disse esperar que os reclusos "levem a mensagem de esperança, motivação e de auto-estima", para além da possibilidade de "representarem e serem acarinhados pelo público e de virem a conhecer-se a si mesmos através do que tem de dar em representação".

Manuel Cordeiro é um dos reclusos que "trinta e tal anos depois" volta a subir ao palco para participar na mesma peça e fazer o mesmo papel.

"É interessante, hoje tenho uma perspectiva diferente ao participar na peça. Estamos todos a viver com um enorme entusiasmo e já começo a sentir o friozinho que precede a estreia", revelou à Lusa.

Paula Gonçalves "nunca tinha entrado numa peça de teatro" e disse ter encontrado nesta participação "mais liberdade".

"Estou a gostar muito da experiência", confessou a reclusa que trabalha em artes e que se deixou encantar pelo guião, deixando elogios aos atores profissionais com quem tem trabalhado.

Dentro de um mês com saída precária, a reclusa deixou elogios ao estabelecimento prisional "pelo voto de confiança", reconheceu que o "bichinho do teatro ficou" e disse "estar disponível para continuar ligada a este mundo" uma vez em liberdade.

A peça vai estar em cena esta quinta e sexta-feira, a partir das 21h30, sendo no primeiro dia seguido de uma tertúlia.

O evento enquadra-se na iniciativa "Quintas Nómadas" que se iniciaram em Setembro de 2016 e acontecem todos os meses sempre às quintas-feiras, no MIRA - artes performativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+