Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manchester. Governo britânico critica EUA por fugas de informação "irritantes"

24 mai, 2017 - 15:31

Ministra britânica do Interior avisa: "Isto não pode voltar a acontecer." Vários detalhes, incluindo a identidade do bombista suicida, foram adiantadas por "fontes" dos serviços de segurança dos EUA.

A+ / A-

A ministra britânica do Interior, Amber Rudd, criticou, esta quarta-feira, em entrevista à BBC, os serviços de segurança norte-americanos pelas fugas de informação "irritantes" sobre o ataque em Manchester e alertou Washington de que a situação não poderá voltar a acontecer.

Na entrevista, Rudd assumiu como "provável" que o terrorista não tenha agido sozinho.

Na segunda-feira, um bombista suicida fez-se explodir na entrada Manchester Arena, onde decorria um concerto da cantora norte-americana Ariana Grande. 22 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas.

Nos últimos dias, vários detalhes, incluindo a identidade do bombista suicida, foram adiantadas por "fontes" dos serviços de segurança norte-americanos à imprensa antes de comunicação oficial por parte das autoridades britânicas.

Questionada se iria rever a questão da partilha de informação entre os dois países, Rudd disse que sim. "A polícia britânica foi muito clara sobre querer ter o controlo do fluxo da informação, de forma a proteger a integridade operacional e gerir o elemento surpresa. É irritante que [a informação] seja libertada por outras fontes. Fui muito clara com os nossos amigos - isto não pode voltar a acontecer", disse.

Sobre o atentado em si, a ministra do Administração Interna assumiu a probabilidade de o bombista não ter actuado sozinho. "Foi mais sofisticado do que alguns ataques que vimos antes, e parece provável - possível - que ele não tenha feito isto sozinho", disse.

A primeira-ministra Theresa May anunciou uma alteração do nível de ameaça terrorista de "grave" para "crítico" no Reino Unido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    24 mai, 2017 Lisboa 19:56
    Ao que parece, este atentado não está a dar a popularidade que Theresa May queria. A fantochada ainda mal começou e o povo britânico não parece ser tão estúpido como Theresa May e Amber Rudd previam.

Destaques V+