Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fórum Parlamentar Luso-Espanhol ignora questão de Almaraz

22 mai, 2017 - 18:19

Deputado bloquista Pedro Soares acusa a delegação espanhola de “bloqueio absoluto” em relação às preocupações portuguesas acerca da central nuclear.

A+ / A-
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo

As conclusões do Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que entre domingo e esta segunda-feira decorreu em Vila Real, não fazem qualquer alusão directa à questão da central nuclear de Almaraz.

Embora o encontro destaque a proximidade de ambos os países em vários domínios, no campo da energia é apenas referido que "foi reafirmado o empenho no aprofundamento da troca mútua de informações", num "espírito de diálogo e transparência" e no quadro da União Europeia.

"Foi destacada a importância de defender e promover um modelo energético sustentável, através da utilização de recursos endógenos renováveis. As duas delegações trataram, de acordo com as suas próprias posições, dos efeitos transfronteiriços da utilização das distintas fontes de energia", é referido no texto final dos trabalhos.

Na sexta-feira, o parlamento português aprovou, por unanimidade, um voto de repúdio apresentado pelo Partido Ecologista "Os Verdes" em que se apela ao Governo português para defender, junto de Espanha, o encerramento da Central Nuclear de Almaraz, na próxima cimeira ibérica que decorre também em Vila Real na próxima semana.

O Fórum Parlamentar Luso-Espanhol juntou deputados dos dois países, de vários partidos quer em Portugal quer em Espanha, e abordou a presença de ambos os Estados-membros da União Europeia (UE) no espaço continental, antecipando a cimeira ibérica.

O fórum dos deputados ibéricos decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), depois de, no domingo, as duas delegações se terem juntado num registo mais informal, num passeio de barco no rio Douro e num jantar em Peso da Régua.

A 29 e 30 deste mês decorrerá também em Vila Real a 29.ª cimeira luso-espanhola, este ano dedicada à cooperação transfronteiriça.

Bloco acusa Espanha de "bloqueio absoluto" à temática Almaraz

O presidente da comissão parlamentar de Ambiente criticou esta segunda-feira o "bloqueio absoluto" da delegação espanhola relativamente à inclusão de referências à central nuclear de Almaraz nas conclusões do fórum parlamentar entre os dois países.

"Relativamente à declaração final houve um bloqueio absoluto por parte da delegação espanhola em que viesse qualquer menção relativamente a Almaraz", vincou o presidente da comissão, o deputado do BE Pedro Soares, que falava à agência Lusa depois de conhecida a declaração final do fórum.

“A delegação espanhola, na sua maioria, teve sempre uma posição de procurar não ter em conta estas preocupações de Portugal", acusou.

Para o bloquista, o encontro dos deputados de ambos os países serve como "chamada de atenção relativamente ao Governo de Portugal, que tem de ter uma posição muito clara sobre o assunto", inclusive na cimeira entre os executivos dos dois países a realizar na próxima semana.

Pedro Soares, deputado do BE, é o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, sede onde tem sido debatida a questão da central de Almaraz.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+