Tempo
|
A+ / A-

Rede de segurança interna e SIRESP a funcionar normalmente, garante MAI

12 mai, 2017 - 16:08

Um ataque informático está a afectar os serviços de várias empresas tecnológicas portuguesas desde a manhã desta sexta-feira.

A+ / A-

O Ministério da Administração Interna (MAI) garantiu, esta sexta-feira, que a rede nacional de segurança interna e o sistema de comunicações SIRESP está a funcionar normalmente, apesar do vírus que está a circular na internet.

Fonte oficial do MAI disse à agência Lusa que, para já, não há qualquer tipo de interferência na rede nacional de segurança interna e no Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal (SIRESP), através do qual são também asseguradas as comunicações em Fátima, que hoje recebe o Papa Francisco.

Contactado pela Lusa, o Santuário de Fátima afirmou que não vai tomar qualquer medida especial.

A Portugal Telecom alertou hoje os seus clientes de que há um vírus perigoso a circular na Internet, pedindo aos utilizadores que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio electrónico.

De acordo com a informação obtida pela Lusa, para já ainda não é conhecida a origem do ciberataque.

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi já hoje obrigada a desligar os computadores da sua sede central em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos.

O Papa vai estar hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de Maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+