Tempo
|
A+ / A-

GNR que agrediu utente nas Finanças do Montijo suspeito de abuso de poder

12 mai, 2017 - 11:33

​O militar deixou o cidadão inconsciente e foi constituído arguido pelo Ministério Público.

A+ / A-

O militar da GNR que agrediu e deixou inconsciente um cidadão brasileiro nas Finanças do Montijo é suspeito de abuso de poder. A notícia está a ser avançada pelo "Expresso" online.

O caso foi tornado público pela vítima, que divulgou o vídeo da agressão nas redes sociais, informando que estava na repartição de Finanças para resolver questões relacionadas com o IRS.

Ao tomar conhecimento do caso, na quarta-feira, a ministra da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias do incidente à Inspecção-geral da Administração Interna (IGAI).

No vídeo é possível ver um elemento da GNR, vestido à civil, a imobilizar o indivíduo pelo pescoço - técnica conhecida como 'mata-leão'.

A Guarda Nacional Republicana anunciou, na terça-feira, a abertura de um processo de inquérito para "averiguar as circunstâncias da detenção do cidadão para apuramento de eventuais responsabilidades", tendo em conta as imagens difundidas.

Em comunicado, a GNR confirma ainda a detenção de um cidadão que se encontrava com uma atitude imprópria e ofensiva para com os funcionários de uma repartição.

No dia seguinte, à Renascença, o presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG), José Alho, elogiou a actuação do militar da GNR, lembrando que a acção do militar aconteceu “após a voz de prisão que o senhor não acatou e teve que se imobilizar”.

“Podem-me dizer que a técnica foi um pouco mais forte ou menos forte, mas isso não está em causa. Não foi utilizada nenhuma violência nem nenhuma agressão”, garantiu o sindicalista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Advogado
    20 jun, 2017 Portugal 12:20
    Sem dúvida que as Liberdades Constitucionais estão pela hora da morte. Praticas como estas remontam-nos a critérios usados pela PIDE-DGS que consignávamos no caixote do lixo. Isto é o que se pode chamar a Derrocada do Estado de Direito, um atentado às Liberdades e Garantias consignadas na Constituição da República que supostamente as forças policiais deveriam garantir, mas ao que se vê, parece que ainda têm acolhimento no seio corporativo. Não querendo alargar-me demasiado, mas qual é o crime do cidadão? desobediência e coação de funcionário da repartição das Finanças? Mas que raio de crime é esse? Não devemos estar a reportarmo-nos ao art.º 347º e 348º do CP! Naturalmente deverá haver ai alguma Lei ou norma jurídica publicada em segredo nos claustros da GNR. O único crime do cidadão é o que está previsto no artigo 52º da Constituição Já pelo contrário, na minha ignorância, quem praticou um crime foi o Sr. Guarda da GNR e o Sr. Funcionário das Finanças. O Primeiro cuja previsão está no artigo 271º e 272º da Constituição e nos artigos 380º, 382º e 386º Todos do CP, e ainda alguns do âmbito de disciplinares que aqui me escuso de invocar, já o segundo violou os artigos 271º da Constituição além dos artigos 381º, 382º, 385º e 386º do CP, e bem assim os artigos 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º e 13º do CPA, além de outros que se escusam de indicar. Acho que é altura do da judicatura meter esta gente na ordem, já que está nas suas mãos a salvaguarda dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos.
  • eleitor
    13 mai, 2017 aveiro 17:10
    Mas este Sr . Carioca....não sabe que neste país existe o livro de reclamações ????.............além de desafiar a autoridade Policial . Quanto ao GNR só tinha que chamar os colegas em serviço para procederem a detenção do provocador !
  • Rui
    13 mai, 2017 Oeiras 02:37
    Do que vejo no video, não me parece justificado que um militar à paisana dê voz de prisão seja a quem for, não se vê o cometimento de qualquer crime, e mais ainda da forma que o fez. Obviamente que os sindicatos virão defender o seu colega, como o fazem sempre, mesmo contra todo o evidente excesso.
  • Jorge
    12 mai, 2017 Sintra 20:45
    viriato a tua ideologia não passará nunca!
  • tretas
    12 mai, 2017 condeixa a velha 19:25
    Até parece que aqui está a Associação dos GNRs, toda a fazer comentários ! Mas afinal o que é que se vê na filmagem ? O coitadinho do policia a levar na cara? LINDO MENINO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Jota
    12 mai, 2017 Lisboa 17:34
    Num país que tem aspirações a ser civilizado, o cumprimento da lei deve ser das principais preocupações. Por parte do cidadão ou das autoridades. Com certeza ninguém de bom senso deseja que um criminoso não seja devidamente punido mas também não deseja que um individuo que representa e aplica a autoridade do Estado actue para além do poder que a lei lhe confere. Por definição, estando a actuar fora da lei, é também ele um criminoso (ou chamemos-lhe antes prevaricador) e deve ser sujeito ao mesmo julgamento e punição. Para que se possa avaliar este caso é necessário saber se o cidadão cometeu um crime. Se sim, foi dada voz de detenção? Foi informado o cidadão do crime que levou à decisão de o deter? O indivíduo resistiu? Se a resposta for sim a todas as perguntas dou os parabéns ao militar por actuar no sentido de manter a ordem pública utilizando os meios ajustados. Se não, tem o militar de responder por abusar de um poder concedido pelo Estado, ou seja, todos nós!
  • VIRIATO
    12 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 17:18
    "GNR que agrediu utente nas Finanças do Montijo suspeito de abuso de poder"....isto é que é jornalismo independente. O parasita que vem de fora chega cá e quer impor a lei que procria lá pelo Brasil...NÃO HÁ LEI. No Brasil já foram assassinados desde que começou o ano 67 policias ...e sabem porquê?..,porque lá estão a colher aquilo que semearam, ou seja, lá há uns parasitas como cá em Portugal, que quando um militar à paisana intervém, A PEDIDO DA FUNCIONÁRIA DAS FINANÇAS e tem um movimento de imobilização a um individuo que ele próprio não sabe quem está do outro lado e logicamente é um movimento de IMOBILIZAÇÃO mas que não mata nem cria qualquer maleita futura, é apenas um movimento defensivo e nada mais é tratado como um fora da lei e o fora da lei tratado como mártir. O grave disto tudo é a falta de deontologia e ética de quem elaborou esta notícia. É vergonhoso srs. jornaleiros...a indecência tem limite e a subjugação ao lobby gay está à vista. Já fede este país azedo, nas mão da maçonaria e dessa turma lgbt que apenas que impor as regras de quem vive à parte e condicionar quem queira a ordem e lei..."porque um país sem lei é um país sem futuro", já dizia alguém. O lema do país desse artista, está cravado na bandeira dos brasileiros...ORDEM E PROGRESSO. 67 POLÍCIAS ASSASSINADOS DESDE QUE COMEÇOU O ANO DE 2017, essa é a ordem e progresso que eu vejo todos os dias nos noticiários brasileiros e falta pouco para que isso aconteça aqui.
  • José
    12 mai, 2017 Seixal 17:09
    É de "lamentar" que nem todos os agentes da GNR, não estejam tão "habilitados" como o que "atacou" o cidadão brasileiro, na rep. de finanças Montijo porque, em Albufeira, no Algarve, foi noticiado que dois agentes da GNR foram agredidos por um cidadão "britânico" alcoolizado; repito dois agentes da GNR foram agredidos por um cidadão "britânico" alcoolizado no Algarve. Era um cidadão da terra de sua majestade logo... Se não fosse, atacava- se a "fera". O GNR que "atacou" o cidadão brasileiro, com bom senso resolvia o problema mas, resolveu " exibir-se" e não prestigiou a instituição que serve, o autoritarismo bacoco é inimigo da autoridade
  • otario
    12 mai, 2017 lisboa 17:09
    despois de ler alguns destes comentários o que me leva concluir que o GNR devia ter espetado dois balázios no contribuinte porque estava a se armar em parvo ehehehe, ridículo este pais não vai nunca passar de lixo
  • PETERPANN
    12 mai, 2017 Aveiro 17:01
    Ó Amigo Zé Troikas tens toda a razão e eu acrescento mais, precisamos de 5 Salazars´s e 1000 Hitler's e digo 1000 Hitler's por uma razão, era para por toda a educação em Dia de alguns coitadinhos que não tem respeito por ninguém mas querem que tenham por eles, eu gostava que alguem que apoia o jovem que fosse filmado numa retrete publica e depois por no Youtube para toda agente ver, e depois se queixar ao Cara...ho. Espero que os coitadinhos tenham respeito por todos, porque hoje em dia toda a gente sabe que não há nenhum respeito. Bem aja Sr. Agente e venham mais Agentes assim, para acabar com a merda da criminalidade.

Destaques V+