Tempo
|
A+ / A-

Já só falta Francisco

12 mai, 2017 - 06:00 • Eunice Lourenço

Está tudo a postos para a visita do Papa a Fátima, onde chega esta sexta-feira como peregrino. No sábado, canoniza Francisco e Jacinta, preside à missa que assinala o centenário das aparições e almoça com os bispos.

A+ / A-


A base de Monte Real está pintada de fresco, há hotéis novos a funcionar em Fátima, os serviços do santuário estão a postos e as forças de segurança também. As crianças já ensaiaram a recepção e os meios de comunicação concentram os seus meios na Cova da Iria. Milhares de peregrinos já chegaram e alguns até já ocupam marcam lugares junto da capelinha ou do altar. O Presidente da República também já chegou. Só falta mesmo o convidado especial da festa do Centenário das aparições: o Papa Francisco, que tem chegada prevista para esta sexta-feira pelas 16h00.

Ao longo desta visita apostólica de cerca de 24 horas, o Papa falará por quatro vezes. Mas já mandou uma primeira mensagem aos portugueses, com um apelo à união. E também já é conhecida uma das suas alocuções: a oração que vai fazer na Capelinha das Aparições, onde se apresentará como “bispo vestido de branco”.

Quando João Paulo II e Bento XVI rezaram na Capelinha das Aparições
Quando João Paulo II e Bento XVI rezaram na Capelinha das Aparições

A chegada do voo papal à Base Aérea n.º 5, em Monte Real, está prevista para as 15h40. Às 16h00 decorre a recepção oficial, com o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro, assim como outros ministros e os chefes militares, que antes já almoçaram na base.

Segue-se um encontro privado entre o Papa e o Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou na noite de quinta-feira a Fátima, já sabe o que vai dizer ao Papa. Além de conversarem, também vão trocar presentes e a Renascença avançou quais são os presentes que o Papa traz e a prenda que o Presidente lhe preparou.

Francisco reza na capela da base, onde também deixará uma lembrança, abençoa os doentes e partirá de helicóptero para o Estádio de Fátima que passa a ter o seu nome. Pelas 18h20 chegará à Capelinha das Aparições, para uma saudação e para rezar. E onde será recebido por 150 crianças.

Como as crianças de 2017 vêem Fátima. "Houve luz e trovões, mas era só Nossa Senhora"
Como as crianças de 2017 vêem Fátima. "Houve luz e trovões, mas era só Nossa Senhora"

Depois, Francisco irá de papamóvel para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde fica alojado e de onde sairá de novo depois das 21h para a bênção das velas e a recitação do terço. Serão meditados os mistérios gozosos (também chamados mistérios da alegria: Anunciação do Anjo, Visitação de Maria a Isabel, Nascimento de Jesus em Belém, apresentação de Jesus no tempo e perda e encontro de Jesus em Jerusalém).

O Papa irá, então descansar. Não fica para a procissão das velas, nem para a missa da noite, que será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Na manhã de sábado, Francisco tem um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, que na véspera janta em Fátima com o Presidente da República. Visitará depois os túmulos os pastorinhos e chegará, enfim, às 10h00, como é tradição, a hora da celebração maior desta visita: a missa do Centenário das Aparições, que começará com o rito de canonização de Francisco e Jacinta Marto.

Francisco e Jacinta. Quem são os novos santos da Igreja?
Francisco e Jacinta. Quem são os novos santos da Igreja?

A canonização foi aprovada a 23 de Março, depois de ter sido considerada como milagre a cura de uma criança brasileira. A criança também já está em Fátima, onde os pais explicaram esta quinta-feira a sua cura.

Pai de menino curado agradece aos pastorinhos. "Sabemos do nosso coração que foi milagre"
Pai de menino curado agradece aos pastorinhos. "Sabemos do nosso coração que foi milagre"

Francisco cumprirá também a tradição de bênção aos doentes no final da missa. E o último ponto da visita será um almoço e encontro com os bispos. Depois, segue para Monte Real, de onde está previsto que o avião com a comitiva papal levante voo às 15h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+