Tempo
|
A+ / A-

Pesadelo na cozinha. ASAE fecha 10 restaurantes em operação relâmpago

11 mai, 2017 - 11:17

Cais do Sodré, Avenidas Novas e Algés foram as zonas visadas.

A+ / A-

Veja também:


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ordenou a suspensão da actividade de 10 restaurantes na zona de Lisboa por falta de requisitos de higiene.

Segundo um comunicado da entidade à imprensa, os restaurantes situam-se “em áreas de afluência turística” e foram alvo de uma operação relâmpago destinada a “garantir a segurança alimentar e a saúde pública dos consumidores” e “a realização de práticas comerciais legais”.

Foram fiscalizados 70 operadores económicos e instaurados 38 processos de contraordenação, bem como um processo-crime. Foram também apreendidos cerca de 170 quilos de “géneros alimentícios por género alimentício anormal avariado e ainda, um instrumento de pesagem”, indica a mesma nota.

Falta de higiene foi o principal motivo das contraordenações, bem como falta de implementação do HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), ausência de afixação de avisos obrigatórios, designadamente venda de bebidas alcoólicas e tabaco, incumprimento relativos ao Livro de Reclamações, falta de comunicação prévia no âmbito do exercício da actividade e falta de controlo metrológico.

O comunicado é datado de dia 10 de Maio, quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    11 mai, 2017 porto 14:48
    Muito cuidado com as caganeiras. Fechar cerca de 27 restaurantes/mês, é de bradar aos céus.

Destaques V+