Tempo
|
A+ / A-

Fronteiras. Nove pontos onde deve ter o Cartão do Cidadão à mão

09 mai, 2017 - 10:45

“Não vai haver um efeito bunker”, garante o director nacional-adjunto do SEF, na Renascença. Fronteiras internas vão ser repostas à meia-noite no âmbito da visita o Papa a Fátima.

A+ / A-
Entrevista a Joaquim Pedro Oliveira, director-nacional-adjunto do SEF, sobre medidas de segurança para Fátima e Papa (09/05/2017) - Manhã RR

A reposição das fronteiras internas (aquelas que estão abrangidas pelo Acordo Schengen, de livre circulação de pessoas) vai levar a uma maior vigilância policial em nove pontos do país.

São os chamados pontos de passagem autorizada: Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Vila Real de Santo António.

“Todo o resto da fronteira é classificada como ‘pontos de passagem não autorizada’ e aí a GNR, no quadro das suas competências de vigilância fronteiriça, terá um papel preponderante na vigilância”, indica o director-nacional-adjunto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Convidado da Manhã da Renascença, Joaquim Pedro Oliveira destaca que “as pessoas devem ir preparadas, sobretudo, ao nível documental”.

“A reposição do controlo nas fronteiras internas tem a ver com o controlo documental de pessoas, não tem a ver com outras questões de mercadorias, bens, objectos, etc”, se bem que, em determinadas circunstâncias, possa ocorrer um “controlo mais rigoroso” de viaturas.

Nos pontos de passagem não autorizada, “pode haver factores de excepção: no contexto da vizinhança entre localidades que estejam numa determinada região, haverá, da parte das autoridades, casos em que a passagem será autorizada. Mas será autorizada pontualmente e caso a caso pelas autoridades presentes no local”, sublinha.

Joaquim Pedro de Oliveira frisa que a reposição do controlo nas fronteiras internas “tem sobretudo a ver com a ordem pública e a segurança interna” e que está “muito direccionada para um evento específico que vai ocorrer dentro do país”.

A vigilância fronteiriça vai fazer-se “24 horas por dia e será sistemático no contexto da entrada no país”, seja por mar, terra ou ar.

“A grande diferença vai ser na fronteia terrestre, onde as pessoas vão verificar uma movimentação policial mais visível nos pontos de passagem autorizada, mas também nos pontos de passagem não autorizada. As pessoas devem encarar isto como uma situação normal e devem andar documentadas, se pretendem circular pelas fronteiras nestes dias”, aconselha o responsável do SEF.

Os documentos com que deve andar são o Cartão do Cidadão, mas também serve o passaporte ou “outro tipo de documentação, se não houver acesso a qualquer um destes”.

Para que ninguém seja apanhado de surpresa, foram distribuídos panfletos e cartazes pelos principais pontos de passagem, nomeadamente aeroportos, mas também por “agências de viagens, companhias aéreas, autarquias, enfim, uma panóplia de entidades” importantes na divulgação da informação sobre a reposição das fronteiras – que acontecer a partir das zero horas de dia 10, quarta-feira, e até às 24h00 de dia 13, sábado.

“Também no contexto da preparação operacional policial do evento, na articulação que fizemos com os nossos colegas do Corpo Nacional de Polícia da Guarda Civil, tivemos também a possibilidade de lhes transmitir essa informação, que está a ser canalizada no contexto da Grande Espanha, porque temos a informação de que virão muitos peregrinos por terra, em autocarros e viaturas próprias, que irão cruzar a fronteira para ver o Papa e num contexto de férias”, acrescenta o director nacional-adjunto do SEF.

O Papa Francisco estará em Fátima nos dias 12 e 13 de Maio para participar nas comemorações do centenário das Aparições.

A última vez que Portugal encerrou temporariamente as fronteiras foi durante a cimeira da NATO, em 2010. O mesmo aconteceu durante o Euro 2004.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Enfim...
    09 mai, 2017 PORTIMÃO 13:36
    As nossas fronteiras passaram a ser internas no momento em que Portugal e Espanha passaram a fazer parte da UE... O controlo nas fronteiras devia ser permanente, embora com mais rigor em determinadas situações.
  • JR
    09 mai, 2017 Lisboa, Puto 11:49
    Fronteiras internas. O que são fronteiras internas?
  • VIRIATO
    09 mai, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 11:41
    São estas noticias que nos põem bem dispostos logo de manhã...esta de encerrarem as fronteiras para a visita papal é surrealista e mostra quanto os povos vão sendo tratados como otários e estes vão papando tudo que lhes impingem. Esta das fronteiras com horários de controlo das mesmas, só na cabeça destes incompetentes, porque os terroristas se tivessem que preparar alguma, iriam estar à espera desta medida para entrarem em Portugal e cometerem algum atentado. Os salafistas suicidas moram cá e não precisam de entrar em lado nenhum com autorização de ninguém. Quem percorre o Martim Moniz fica a perceber o que se passa em Lisboa e quão vulneráveis estamos ás mão dessa turma, aliás neste momento estamos no auge das exportação de bombistas suicidas visto que eles preparam-se aqui e depois vão para o centro da Europa Central perpetrar as poucas vergonhas que temos visto, com os beneplácitos das esquerdas imundas e dos parasitas neoliberais. Os franceses pelos vistos gostam de morrer às mão desses salafistas suicidas como ficou demonstrado na eleição desse manso macron, futuro vice chanceler da província alemã chamada França. Acordem antes que seja tarde aqui em Portugal, esta turma que tem desgovernado a nossa nação, os ps - psd - cds - pcp e a esquerdalha caviar, vai entregar a nossa nação à babilónia e transformar a nossa nação na ETAR da europa.
  • @ gandulagem
    09 mai, 2017 Portugal 11:40
    Agora já sabem por onde passar e não passar se tiverem más intenções ou alguma coisa a esconder! Obrigado jornalismo de ponta! O que é preciso é informar!

Destaques V+