Tempo
|
A+ / A-

Venezuela. Augusto Santos Silva disponível para ir “já” ao Parlamento

06 mai, 2017 - 18:23

Pelo menos 35 pessoas morreram e 717 ficaram feridas nos protestos que estão a decorrer, desde Abril, na Venezuela.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz estar disponível para ser ouvido "já" no Parlamento sobre a crise na Venezuela, como o CDS pediu.

Esta sexta-feira, o deputado do CDS Filipe Lobo d'Ávila pediu na comissão parlamentar que, "dada a urgência" da situação na Venezuela, onde vive uma grande comunidade portuguesa, a audição do governante seja antecipada, ficando para depois as reuniões com os dois diplomatas.

"Vou já" à comissão, disse à Lusa, por telefone, Augusto Santos Silva, que se encontra em visita oficial ao estrangeiro.

20 de Junho é a data inicialmente agendada pela comissão parlamentar para a audição, mas Santos Silva recordou que apresentou outras datas mais próximas, mas a reunião não se realizou antes por "indisponibilidade da comissão".

"Logo que a comissão parlamentar aprovou o requerimento do CDS para eu ser ouvido em audição à porta fechada, o meu gabinete manifestou imediata disponibilidade para eu ir", referiu.

Segundo informação prestada à agência Lusa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), o Palácio das Necessidades começou por propor os dias 18 de Abril ou 16 de Maio para a realização da reunião, mas as datas "foram recusadas pela comissão".

A comissão parlamentar, presidida pelo socialista Sérgio Sousa Pinto, sugeriu então 30 de Maio ou 6 de Junho, mas "ambas as datas foram recusadas pelo MNE, porque no dia 30 acontece a Cimeira Luso-Espanhola e no dia 6 o ministro estará em Madrid".

Santos Silva propôs então 23 de Maio e 20 de Junho, mas no próximo dia 23 há plenário na Assembleia da República - o que impede os deputados de participarem numa reunião da comissão parlamentar -, "pelo que apenas sobrou como data proposta 20 de Junho".

"É de todo o meu interesse prestar todos os esclarecimentos e partilhar toda a informação, bem como ouvir todos os senhores deputados", referiu à Lusa o governante.

O chefe da diplomacia portuguesa salientou a importância de o parlamento estar "bem consciente da situação que se vive e do que se está a fazer".

O CDS quer conhecer o plano de contingência do Governo para a comunidade portuguesa naquele país, bem como sobre a alegada existência de presos políticos portugueses ou lusodescendentes.

Pelo menos 35 pessoas morreram e 717 ficaram feridas nos protestos que estão a decorrer, desde Abril, na Venezuela, informou o Ministério Público venezuelano, que referiu ainda a detenção de mais de 150 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • XUXALISMO MISÉRIA
    06 mai, 2017 Lx 20:01
    O kamarada ministro devia ir era à nenezuela e levar os seus geringonços e ficarem por lá para verem a excelência do socialismo...Tristeza onde existe comunismo e socialismo é só miséria.Nem uma palavra deste xuxa nacional um artista grande amigo do menino de oiro dos xuxas, o Pinócrates...

Destaques V+