Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fisco obrigado a publicar valor e destino de "offshores"

03 mai, 2017 - 11:35

Decisão segue-se a polémica de ausência de publicação de estatísticas sobre transferências de dinheiro para paraísos fiscais durante a tutela de Paulo Núncio.

A+ / A-

Veja também:


A Autoridade Tributária está obrigada, a partir de quinta-feira, a divulgar todos os anos o valor e destino das transferências para “offshores”. A medida consta de um diploma publicado esta quarta-feira em Diário da República.

A lei aumenta as obrigações de reporte de informação sobre paraísos fiscais e determina ainda a publicação no site das Finanças, com o valor total anual das transferências e envio de fundos, o motivo, tudo por categoria de operação e de acordo com a respectiva tipologia.

O diploma vai ser regulamentado pelo Ministério das Finanças "no prazo de três meses", a contar da data da publicação.

A lei altera a lei geral tributária de 1998 e tinha sido promulgada pelo Presidente da República há menos de um mês, em 15 de Abril, depois de ter sido aprovada em Março no Parlamento, por unanimidade.

Tudo na sequência da polémica em torno da não publicação, pelo Governo anterior (PSD/CDS-PP), dos dados estatísticos referentes a transferências para “offshores”.

Entre 2011 e 2015, era Paulo Núncio secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, não foram publicadas as estatísticas da Autoridade Tributária (AT) com os valores das transferências para “países, territórios e regiões com regime de tributação privilegiada mais favorável” – uma publicação que tinha passado a ser feita regularmente desde 2010, por despacho do então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques (último governo de José Sócrates).

As estatísticas só voltaram a ser publicadas no Portal das Finanças por decisão do actual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, sendo que o Ministério das Finanças detectou 20 declarações de operações transfronteiriças (os modelos 38, enviadas pelos bancos ao Fisco) que “não foram objecto de qualquer tratamento pela Autoridade Tributária”.

Em causa estavam quase 10 mil milhões de euros, que foram transferidos para “offshores” sem o tratamento pela Autoridade Tributária e Aduaneira entre 2011 e 2014.

Paulo Núncio começou por responsabilizar a AT pela não divulgação pública das estatísticas, afirmando que “essa divulgação não estava dependente de uma aprovação expressa ‘a posteriori’ do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais”.

Foi, contudo, desmentido no mesmo dia pelo antigo director-geral do Fisco Azevedo Pereira, que garantiu ter solicitado autorização, por duas vezes, ao ex-secretário de Estado para publicar os dados, não tendo, “em nenhum dos casos” sido concedida.

No Parlamento, Paulo Núncio acabou por admitir que deu uma “não autorização” de publicação das estatísticas sobre as transferências para as ‘offshore’, considerando que não era obrigado legalmente a fazê-lo.

Assumiu ainda que essa não divulgação se deveu “ao facto de ter dúvidas se as devia publicar ou não devia publicar”, devido a “duas ordens de razão”: a publicação das estatísticas “podia dar algum tipo de vantagem ao infractor” e inclusive “prejudicar o combate à fraude e evasão fiscal”.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Guimarães
    04 mai, 2017 Mendes 09:31
    Mais um atestado de ignorância e estupidez passado aos cidadãos mais humildes Depois de casa roubada trancas à porta. Este assunto dos "paraísos fiscais", alegadamente, foram pensados e criados para esconderem grandes fortunas. Vejamos o caso de Portugal, dos tais 10 mil milhões, que não foram declarados ao fisco Altamente reprovável é a postura de quem é responsável, que mentem de forma infantil. Esta gente tem atitudes de baixo nivel intelectual, pensando que quem os a prestar declarações têm a formação deles. É uma honra ser pobre, honesto e verdadeiro. Foi aprovado obtém a atribuição de 90 milhões para apoiar instituições de solidariedade. Mas, isto significa um grande esforço! Bom, lá vou eu mencionar mais uma vez, os 400 milhões que o pais paga diariamente de juros. Ninguém fala deste descalabro O governo Sócrates e do Passos puseram este país de tanga Com tantos "roubos" e não desvios, onde o roubo compensou os "ladrões" é inacreditável a falta de pupunição EXEMPLAR, para essa cambada toda com "cara de pau" Um pobre que se apodere de uns euros indevidamente e sabe de imediato o que lhe acontece. Muita "gentinha" que está no poder, que faz e desfaz, sem dar nada do que é seu, mas têm a "lata" de deitar a mão ao que é dos outros Tenho esperança que os mais humildes e pobres, qualquer dia irão mostrar a indignação Será que esta gente já não raciocina, já não reflete e já não tem respeito por Deus? Chega de serem parvos e julgarem o mesmo dos cidadãos.
  • Alberto Martins
    03 mai, 2017 Lisboa 14:47
    "Fisco obrigado a publicar valor e destino de "offshores". Creio que o titulo não é rigoroso... "Futuros advogados especialistas em criar e defender interesses de off-shores em cargos de topo do Fisco ficam obrigados a não esconder informação ao FISCO e publicar valor e destino de "offshores". Porque quem fugiu á publicação dos dados estatisticos foi o sr. NUNCIO SECRETÁRIO de ESTADO colocado no governo passos por sua iminência "serissima" paulo portas do CDS. Aliás este habilidade de nuncio advogado especialista na criação de off-shores é um caso de policia e corrupção não se percebendo o silêncio reinate sobre o assunto. Até porque nuncio foi reincidente. É dele a autoria da famigerada lista VIP. E estes são apenas 2 casos que se conhecem...4 anos de secretário de estado foi um fartar vilanagem...

Destaques V+