Tempo
|
A+ / A-

O Papa e Fátima. A história de uma relação de devoção

01 mai, 2017 - 11:37

As frases e os momentos que marcam a ligação do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima.

A+ / A-
O Papa e Fátima. A história de uma relação de devoção
O Papa e Fátima. A história de uma relação de devoção

O Papa Francisco é conhecido por ser devoto de Maria, não tanto como João Paulo II, mas recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima quando era bispo em Buenos Aires, em 1992.

Pouco depois de ser escolhido papa, a 17 de março de 2013, o bispo argentino sublinhou a "misericórdia" de Deus e lembrou a passagem, 20 anos antes, da imagem de Fátima por Buenos Aires, quando ainda era bispo.

"Lembro-me que tinha sido feito bispo há pouco, quando, no ano de 1992, chegou a Buenos Aires a imagem de Nossa Senhora de Fátima e organizou-se uma grande missa para os doentes", recordou, na primeira oração do Angelus, a 17 de Março de 2013.

Nesse dia, estava a fazer confissões e recordou a conversa com uma mulher, já idosa, que lhe disse que "Deus nunca se cansa de nos perdoar, nunca!" Daí, o apelo à "peregrinação espiritual que é a fé" e "seguir a Jesus".

Na oração que fez, disse: "Querida Mãe: Benvinda a casa! Ensina-nos que Jesus está vivo, que o sintamos vivo no meio de nós. Ensina-nos a linguagem da ternura. Benvinda a casa, Mãe! Olha para a minha família, sabeis do que necessita."

Nos anos que se seguiram, e segundo a agência Ecclesia, Francisco recordou diversas vezes a memória das "aparições" de Fátima, em 1917.

Uma das mais longas evocações foi a 12 de Outubro de 2013, no dia em que a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que habitualmente se encontra na capelinha das Aparições, na Cova da Iria, foi recebida pelo papa na entrada da Basílica de S. Pedro.

Francisco recolheu-se em oração, após ouvir-se o hino 'Ave Maria', como acontece no Santuário de Fátima, depositando aos pés da imagem um terço como oferta pessoal, como noticiou a agência Ecclesia.

E fez uma oração em nome da "Bem-aventurada virgem de Fátima", como sublinhou o pedido de oração a 14 de maio de 2014.

Dois anos depois, a 11 de maio de 2016, dia de audiência geral no Vaticano e data das "aparições", Francisco pediu aos fiéis para "multiplicar os gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus" e recorda o papa que esteve por três vezes na Cova da Iria para pedir que se reze pela "paz no Mundo".

"A exemplo de São João Paulo II, grande devoto de Nossa Senhora de Fátima, coloquemo-nos atentamente à escuta da Mãe de Deus e imploremos a paz para o mundo", afirmou.

Já este ano, numa mensagem para o Dia Mundial da Juventude, em Março, o papa convidou os jovens a "recordar dois aniversários importantes" em 2017: "Os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, e o centenário das aparições de Fátima, em Portugal, onde, com a ajuda de Deus, irei em peregrinação no próximo mês de maio."

E ainda há pouco mais de um mês, numa audiência geral, na Praça de São Pedro, a 15 de Março, um grupo de fiéis chineses, com a bandeira vermelha da China, aproximou-se de Francisco para pedir que abençoasse uma imagem da Nossa Senhora de Fátima.

As frases de Francisco sobre Fátima

Em quatro anos de pontificado, fez várias referências a Nossa Senhora de Fátima e às "aparições" de 1917.

"Lembro-me que tinha sido feito bispo há pouco, quando, no ano de 1992, chegou a Buenos Aires a imagem de Nossa Senhora de Fátima e organizou-se uma grande missa para os doentes."

"O problema está em nós que nos cansamos e não queremos, cansamo-nos de pedir perdão. Ele nunca se cansa de perdoar, mas nós às vezes cansamo-nos de pedir perdão. Não nos cansemos jamais, nunca nos cansemos! Ele é o Pai amoroso que sempre perdoa, cujo coração é cheio de misericórdia por todos nós. E, por nossa vez, aprendamos também a ser misericordiosos para com todos. Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora, que teve nos seus braços a Misericórdia de Deus feita homem."

Papa Francisco, na primeira oração do Angelus, 17 de Março de 2013

"Em que sentido a fé de Maria foi um caminho? No sentido de que toda a sua vida foi seguir o seu Filho: Ele -- Jesus -- é a estrada, Ele é o caminho! Progredir na fé, avançar nesta peregrinação espiritual que é a fé, não é senão seguir a Jesus; (...) ter os próprios sentimentos e atitudes d'Ele. E quais são os sentimentos e as atitudes de Jesus? Humildade, misericórdia, solidariedade, mas também firme repulsa da hipocrisia, do fingimento, da idolatria."

Papa Francisco, no dia em que recebeu imagem de Fátima na Praça de São Pedro,12 de Outubro de 2013

"Bem-Aventurada Virgem de Fátima, com renovada gratidão pela tua presença materna unimos a nossa voz à de todas as gerações que te dizem bem-aventurada. Celebramos em ti as grandes obras de Deus, que nunca se cansa de se inclinar com misericórdia sobre a humanidade, atormentada pelo mal e ferida pelo pecado, para a guiar e salvar. Acolhe com benevolência de Mãe o ato de entrega que hoje fazemos com confiança, diante desta tua imagem a nós tão querida. Temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações. Deixamo-nos alcançar pelo teu olhar dulcíssimo e recebemos a carícia confortadora do teu sorriso. Guarda a nossa vida entre os teus braços: abençoa e fortalece qualquer desejo de bem; reacende e alimenta a fé; ampara e ilumina a esperança; suscita e anima a caridade; guia todos nós no caminho da santidade. Ensina-nos o teu mesmo amor de predilecção pelos pequeninos e pelos pobres, pelos excluídos e sofredores, pelos pecadores e os desorientados; reúne todos sob a tua proteção e recomenda todos ao teu dilecto Filho, nosso Senhor Jesus. Amém."

Oração de papa Francisco, diante da imagem de Fátima, a 13 de Outubro

"Neste dia de Nossa Senhora de Fátima, convido-vos a multiplicar os gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus. Confiai-Lhe tudo o que sois, tudo o que tendes; e assim conseguireis ser um instrumento da misericórdia e ternura de Deus para os vossos familiares, vizinhos e amigos. A todos abençoo no Senhor."

12 de Maio de 2015

"Nesta aparição, Maria convida-nos mais uma vez à oração, à penitência e à conversão. Pede-nos para não ofendermos mais a Deus; adverte toda a humanidade sobre a necessidade de abandonar-se a Deus, fonte de amor e de misericórdia. A exemplo de São João Paulo II, grande devoto de Nossa Senhora de Fátima, coloquemo-nos atentamente à escuta da Mãe de Deus e imploremos a paz para o mundo."

11 de Maio de 2016

"Neste ano do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, confiemo-nos a Maria, mãe da esperança, que nos convida a virar o olhar para a salvação, para um mundo novo e uma nova humanidade."

22 de Fevereiro de 2017

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+