Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria. Primeiras análises turcas sugerem uso de gás sarin

06 abr, 2017 - 15:40 • Rui Barros

O governo de Ancara diz que os primeiros testes apontam para a possibilidade de ter sido utilizado gás sarin no ataque perto da cidade de Idlib.

A+ / A-
Testemunhas descrevem ataque químico na Síria
Testemunhas descrevem ataque químico na Síria

O ministro da Saúde turco disse, esta quinta-feira, que uma primeira análise às vítimas do ataque que matou dezenas de pessoas perto da cidade de Idlib, na Síria, apontam para a possibilidade do uso de gás sarin.

“Com base nos resultados, os primeiros testes fazem-nos pensar que as vítimas foram expostas a gás sarin”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo governo de Ancara.

Devido à gravidade dos ferimentos e à falta de condições médicas, 31 das vítimas dos ataques foram enviadas para hospitais turcos. Três destes feridos morreram.

O gás sarin é um gás asfixiante desenvolvido como um pesticida, na Alemanha, que depressa passou a ter usos militares.

Em 1993, as armas que usam gás sarin foram proibidas através da assinatura da Convenção sobre armas químicas da ONU. O acordo, assinado por 162 países, entrou em vigor em 1997 e pedia a destruição de todos arsenais de armas químicas até 2007.

Ataque químico na Síria, acusações nas Nações Unidas
Ataque químico na Síria, acusações nas Nações Unidas
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+