Tempo
|
A+ / A-

Protecção Civil duplica dispositivo para visita do Papa

05 abr, 2017 - 20:09 • Liliana Monteiro

Plano foi apresentado esta quarta-feira. Presidente da República afirma que o objectivo é "servir Portugal cá dentro e prestigiando lá fora", devido à repercussão internacional da visita de Francisco, a 12 e 13 de Maio.

A+ / A-

O dispositivo da Protecção Civil para a visita do Papa a Fátima, a 12 e 13 de Maio, vai ser duplicado em relação às peregrinações normais ao santuário.

O plano foi apresentado esta quarta-feira, em Carnaxide, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. As autoridades esperam mais de 800 mil pessoas para as celebrações do centenário das Aparições.

São três os níveis de prontidão de todo o grupo operacional, mas este ano o nível normal será logo o nível 2, que coloca no terreno de imediato 668 elementos do Corpo de Escutas, Forças Armadas, INEM, Cruz Vermelha, Bombeiros, e Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

O plano arranca às 10h00 do dia 10 de Maio, muito antes da chegada do Papa Francisco, e só será desactivado às 20h00 de dia 14 de Maio.

Rui Esteves, comandante da ANPC, dá exemplos do que vai estar no terreno. Nos parques de estacionamento vão ser instalados postos de primeiros socorros, com ambulâncias, e veículos que possam intervir numa situação de incêndio urbano.

“Quando temos um conjunto de milhares de pessoas, não vamos conseguir chegar lá com veículos. Como tal, precisamos de nos antecipar com o dispositivo, que é colocar os meios adequados àquilo que é previsível que aconteça”, explica o comandante Rui Esteves.

Caso seja necessário, está previsto ainda um nível 3 de excepção para a visita do Papa Francisco ao santuário de Fátima. Nesse cenário serão deslocados mais 312 operacionais.

Além de ambulâncias, postos médicos avançados e quatro helicópteros em prontidão, haverá em Fátima um hospital de campanha. Mas os hospitais da região também estão incluídos no plano, refere o comandante Rui Esteves.

A Protecção Civil criou ainda um site dirigido aos peregrinos. No enderenço protecaocivilfatima.pt, “muito amigável para dispositivos móveis”, vão poder consultar informação útil em tempo real.

O Presidente da República esteve presente na apresentação do dispositivo para a visita do Papa. Marcelo Rebelo de Sousa confirmou aos jornalistas que chegará a Fátima dia 11 de Maio.

“Acompanharei de perto tudo o que se for passando. O propósito é servir Portugal e os portugueses. Servir Portugal cá dentro e prestigiando lá fora. Não podemos ignorar a importância externa desta visita Papal e a atenção redobrada que convoca. E daí a presença do Presidente da República, para mostrar como acompanha, apoia, estimula e incentiva a vossa intervenção. De todos”, declarou o Presidente da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+