Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia culpa fuga de gás por mortes na Síria

05 abr, 2017 - 07:39

O último balanço aponta para 72 mortos, dos quais 20 crianças, e 550 feridos.

A+ / A-

O Governo russo diz que foi uma fuga de gás provocada por um ataque aéreo sírio a um depósito de armas químicas, numa zona controlado pelos rebeldes, na província de Idlib. O último balanço aponta para 72 mortos, dos quais 20 crianças, e 550 feridos.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que cita fontes médicas e activistas, indica que alguns feridos do ataque, perpetrado por aviões não identificados, apresentavam sintomas de asfixia, vómitos e dificuldade de respirar.

O ataque já condenado por toda a comunidade internacional que pede o apuramento de responsabilidades.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se de urgência: Estados Unidos, França e Reino Unido querem que seja aprovada uma resolução a condenar o ataque químico na Síria.

Turquia culpa regime sírio

A Turquia responsabilizou o regime sírio de Bashar al-Assad pelo alegado ataque com armas químicas, afirmou o porta-voz da Presidência.

Ibrahim Kalin acrescentou que o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, telefonou ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, para qualificar o massacre de “inaceitável”.

Em declarações à cadeia televisiva NTV, Kalin afirmou: “O regime de Al-Assad perpetrou hoje um ataque contra civis em Idlib, na Síria. Condenamos este incidente, que equivale a um crime de guerra e a um crime contra a humanidade”.

A maior parte da província está sob controlo de facções rebeldes e islâmicas.

Nos últimos dias têm-se registado vários bombardeamentos, alegadamente com gases, no norte da Síria.

No passado dia 30 de Março, mais de 50 pessoas ficaram feridas ou com sintomas de asfixia devido a ataques com aviões e helicópteros não identificados, alguns com substâncias químicas, na província de Hama, vizinha de Idlib.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    05 abr, 2017 Cacém 14:04
    Existiam armas químicas no Iraque. Estas armas foram usadas contra populações curdas, ainda durante o tempo de Saddam Hussein. Depósitos de armas químicas, caíram nas mãos do EI, durante toda esta confusão, que tem sido "esta guerra". Recentemente os grupos extremistas que formam e formavam o EI tem estado a "emigrar" para uma nova coligação com um nome mais "simpático para o ocidente". Embora no fundo continuem os mesmos. Como no Ocidente a "opinião pública" não distingue a Patagónia da Crimeia ou quem controlava Alepo, continua-se a seguir as "cassetes" dos respetivos "donos". E quando o Mar bate na Rocha quem se ........ é o mexilhão. Sempre.
  • mara
    05 abr, 2017 Portugal 11:04
    Escumalha que comete estes casos não tem classificação, há quem lhes chame animais, os animais não atacam os animais da sua própria raça. Homens mulheres também não o são se o fossem verdadeiramente, compreendiam que o dinheiro sujo das armas que mata inocentes não dá felicidade, que ver montes de mortos e feridos só os transforma em monstros e que jamais encontrarão felicidade...Quando da guerra do Ultramar, os soldados andavam a vigiar uma zona nas proximidades dum rio, ouviram um ruido dum barco, estavam na disposição de atirar quando o choro duma criança os demoveu...um militar disse-me graças ao choro dum bebé não me tornei num assassino, estas bestas matam todos idosos, crianças, bebés, jovens, adultos sem dó nem piedade, apenas pela sede do dinheiro e ser o maior, quando chegarem junto de Deus como justificarão os seus actos?
  • Judite Gonçalves
    05 abr, 2017 barreiro 10:30
    Parece que onde houver guerra a Rússia está lá. Está lá não para edificar a Paz, mas para alimentar e fazer a guerra. Governo Turco, Russo e Sírio, entre todos venha o diabo e escolha. Grande hipocrisia do governo turco ao telefonar a Vladimir Putin como se este fosse um anjo inocente. E o governo turco até que pode falar muito, se olhasse pela sua própria casa. É muito fácil culpar os outros pelos seus próprios pecados.
  • Professor Martelo
    05 abr, 2017 Amaraleja 09:20
    Mais um tiro que saiu pela culatra aos escribas e aos pseudo-paladinos da democracia!
  • Lourenço
    05 abr, 2017 Almada 09:17
    Gaz russo que "fugiu" dos misseis que lançaram, não?

Destaques V+